No início de novembro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados finais do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2024.

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte (CEI-Iscte) foi selecionado como instituição de acolhimento para 4 bolsas individuais de doutoramento financiadas pela FCT. Estas bolsas têm como objetivo impulsionar projetos de investigação conduzidos por estudantes de doutoramento nas áreas de Sociologia, Ciência Política, Comunicação e Estudos Urbanos.

Os projetos apoiados abrangem questões centrais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, como a corrupção em contexto democrático, as mulheres afegãs nos movimentos de resistência, a proteção do património genético vegetal no Mediterrâneo a partir de políticas sustentáveis e a contribuição da democracia-cristã europeia para a transição democrática em Portugal.

Consulte as bolsas de investigação aprovadas:

  • Maria Inês Ascenso – A study of individual-level pathways through which corruption is self-reinforcing in democratic contexts
  • Joana Rafael Pereira – The Role of Afghan Diaspora Women in Resistance Movements
  • Marta Ramos Tomé Correia Guedes – Safeguarding Plant Genetic Heritage in the Mediterranean: Towards Sustainable and Inclusive Seed Policies
  • Ana Rita Machado Ferreiro Marcelino dos Santos – A atuação internacional da democracia-cristã europeia na democratização portuguesa (1974-1976): o caso da UEDC

Além destas bolsas, o CEI também viu aprovadas duas outras bolsas do Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento para PALOP + TIMOR LESTE (MCTES/MNE), de Sérgio Dundão (A unificação linguística em Angola: o papel do Estado e das Igrejas) e Carlos Bravo (Comunicação em saúde e processos de vacinação em Moçambique).

Ao abrigo do protocolo entre o Centro Científico e Cultural de Macau, I.P e a FCT foram também atribuídas três bolsas de doutoramento aos estudantes Carolina Sousa, David Alves e Yilin Huang.