No dia 10 de setembro, decorreu a Conferência Final no âmbito do Projeto HOME – How Members of Parliament in Africa Represent their Constituencies, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CPO-CPO/4796/2020), tendo como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 

O Projeto da investigadora Edalina Rodrigues Sanches, Investigadora Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, procurou estudar a ligação entre representantes e círculos eleitorais, propor e testar um modelo integrado de dedicação ao círculo eleitoral (DCE), mapear e explicar a variação na DCE e avançar a investigação sobre a DCE e gerar evidências que possam informar a resiliência democrática em África, no contexto de um estudo comparativo Small-N que inclui o Gana e a África do Sul, duas das democracias mais estabelecidas em África.  

A conferência contou com a participação de investigadores de vários países que trabalham sobre as diversas dimensões da representação política e a sua intersecção com fatores contextuais e institucionais. Seguiu-se uma mesa redonda onde o debate será sobre questões teóricas e metodológicas no estudo da representação politica em África.

Algumas das questões que regeram o projeto HOME foram:  

  • Como é que os MPs se comportam no seu círculo eleitoral? 
  • Em que medida a sua atividade parlamentar reflete interesses geográficos? 
  • Como é que os partidos fortalecem ligações com os círculos eleitorais através do recrutamento e da nomeação para cargos políticos? 
  • Que fatores explicam diferenças de dedicação ao círculo eleitoral (DCE)?   

Podera consultar o programa do evento aqui: