O projeto REGEN4ALL, financiado pelo programa Erasmus+ e lançado no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa em 2023, foi finalizado em maio de 2024. A equipa do projeto baseado na investigação em ecovilas apresenta agora os seus resultados.
O projeto que teve início no GEN Gathering 2022 com um workshop sobre o futuro da GEN Research, teve como objetivo servir os investigadores, profissionais e educadores de adultos das ecovilas e do meio académico, bem como os decisores políticos a todos os níveis. Deste modo, o conhecimento adquirido dentro e através das ecovilas seria mais acessível tanto para a investigação como para as decisões políticas sobre estilos de vida e ambiente de vida sustentáveis.
O projeto REGEN4ALL, que tem como parceiros a GEN Europe (representada pela GEN Research), o Iscte (Centro de Estudos Internacionais/Iscte- Instituto Universitário de Lisboa), a ECOLISE e a LOES, a Rede Dinamarquesa de Ecovilas, foi desenvolvido pela seguinte equipa:
- Dr. Anne-Kathrin Schwab (GEN EU, GEN Research, University of Vechta)
- Taisa Mattos (GEN International, GEN EU, Gaia Education, ICSA)
- Camilla Nielsen-Englyst, Danish Ecovillage Network LOES
- Dr. Rebeca Roysen (GEN Research, GEN EU, University of Basel)
- Dr. Ana-Margarida Esteves (GEN, ECOLISE; ICSTE, ICSA)
- Andre Girardi (CEI-Iscte)
- Amandine Gameiro (CEI-Iscte)
- Duncan Crowley (ECOLISE, Urban A)
- Abdul Otman (ECOLISE; GEN Europe board)
- Angel Matilla (GEN Europe)
No âmbito do projeto, com duração de um ano, foi desenvolvida uma base de dados que contém uma coleção de literatura sobre as ecovilas em diferentes línguas, foram organizados diversos colóquios em linha com apresentações e debates entre investigadores e profissionais, e foi criado um código de conduta sobre as práticas de investigação em ecovilas. Para além disso, ocorreram diversos encontros com Comunidades de Prática à escala internacional, europeia, ibérica e nacional, na Dinamarca, com o objetivo de reforçar essa rede de investigadores, educadores e ativistas das ecovilas e decisores políticos.
O grupo do projeto desenvolveu, também, uma plataforma online na qual os diferentes intervenientes podem aceder e publicar as suas necessidades e ofertas em matéria de investigação, dispor de um fórum de intercâmbio e publicar eventos para se encontrarem, colaborarem e trocarem conhecimentos e ideias. A plataforma REGEN4ALL, denominada plataforma de investigação Ecommunity, foi lançada no final de maio e está aberta a visitas. Poderá ser consultada aqui.