A reunião inaugural do projeto ECOPRISE, do qual o CEI-Iscte é parceiro, teve lugar em Palermo nos dias 20 e 21 de março. Este encontro foi um momento em que a equipa se concentrou na forte natureza inovadora do projeto, juntamente com o objetivo de criar um produto replicável que possa ser adaptado a outros contextos.

O principal objetivo do projeto é criar uma nova figura profissional, o designer de ecovilas, capaz de conjugar os princípios da ecologia e da sustentabilidade das ecovilas com o espírito empresarial. Os seus conselhos podem ser solicitados tanto por uma ecovila que procura uma maior integração no mercado, como por um empresário agrícola que procura práticas ambientais mais sustentáveis e colectivas.

Os esforços do consórcio vão no sentido de definir práticas e conhecimentos que integrem a diversidade cultural dos países da UE. De Palermo a Vilnius, os modelos de ecovilas são muitos e diversificados, cada um enraizado na sua realidade local. O desafio do projeto é precisamente desenvolver um modelo que possa responder às necessidades económicas, sociais e ambientais de cada uma destas realidades.

O primeiro passo será a realização de um extenso mapeamento e pesquisa empírica para descobrir as ecovilas locais e as suas instalações educativas associadas. Isto será feito em 6 países, com a ajuda de 12 organizações parceiras. São os primeiros passos, mas talvez os mais importantes, uma vez que irão definir o conteúdo do curso de formação de designers que o projeto irá criar numa fase posterior.

As redes sociais ECOPRISE serão ativadas em breve, onde poderá acompanhar todas as actualizações do projeto e seguir os seus passos futuros.

ECOPRISE – Future-oriented social entrepreneurship through Ecovillage Design é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ Azione Chiave 2: Partenariati per l’innovazione – Alliances 2023.

Parceiros