O projeto ECOPRISE, do qual o CEI-Iscte é parceiro, tem início este mês.

O principal objetivo do projeto é desenvolver um curso multidisciplinar sobre Ecopreneurship, promovendo o empreendedorismo social com foco no futuro, utilizando o design de ecovilas como uma ferramenta central. O curso será inspirado nas quatro dimensões da sustentabilidade e oferecerá reconhecimento através de microcredenciais e uma certificação europeia.

Para saber mais sobre o projeto, leia o resumo abaixo:

Os desafios internacionais atuais, como as alterações climáticas, a degradação ambiental e o aumento das taxas de desemprego, destacam a necessidade urgente de adotarmos abordagens mais sustentáveis em nossos estilos de vida e sistemas produtivos. Entretanto, uma verdadeira transição para uma cultura de sustentabilidade só pode ocorrer se as pessoas estiverem equipadas com as competências adequadas e forem incentivadas a apresentar iniciativas empresariais inovadoras. Nesse contexto, o ECOPRISE visa promover um novo modelo de empreendedorismo e desenvolver competências para uma nova figura profissional: o Designer Ecoprise. Esse profissional será capaz de contribuir para o desenvolvimento regenerativo local, promovendo uma coexistência harmoniosa entre a vida humana e a natureza nas empresas.

Com esse objetivo, o projeto criará uma aliança multissetorial, reunindo instituições de ensino superior, provedores de formação profissional, empresas e associações sem fins lucrativos. Juntos, eles desenvolverão um curso multidisciplinar sobre Ecopreneurship — uma abordagem inovadora de empreendedorismo social voltada para o futuro, centrada no design de ecovilas. Este curso será inspirado nas quatro dimensões da sustentabilidade e oferecerá reconhecimento por meio de microcredenciais e certificação europeia.

O projeto incluirá um teste-piloto internacional do curso recém-criado e uma análise de impacto para garantir sua eficácia e transferibilidade, ao mesmo tempo promovendo novas interações profissionais. Durante todo o projeto, serão oferecidas oportunidades adicionais para aprendizado entre pares e troca de conhecimentos, a fim de estimular a participação em atividades de formação.