Nos dias 22 e 23 de junho realizou-se a Conferência Internacional “Nomadic Ethics and Intercultural Dialogue International Conference”, em Ulaanbaatar, Mongolia.

Os investigadores do CEI-Iscte Joana Roque de Pinho e Troy Sternberg, do projeto MYNA “Mystical Natures: Exploring connections between environmental and religious changes in Mongolia”, marcaram presença na conferência, juntamente com a restante equipa do projeto.

Esta conferência foi organizada pelo International Institute for the Study of Nomadic Civilizations (IISNC), em parceria com Commission on Nomadic Peoples, a National University of Mongolia, a Mongolian Anthropological Association e a UNESCO.

A conferência baseou-se em debates e iniciativas em curso sobre os contributos dos pastores e dos povos nómadas para o futuro do nosso mundo, tais como o Ano Internacional das Pastagens e dos Pastores e a Declaração de Dana sobre os Povos Móveis. Reuniu académicos para questionar de forma crítica os estereótipos discriminatórios propagados contra os povos nómadas, que os rotularam como inerentemente antiéticos, imorais ou incivilizados. Participaram na conferência cerca de 80 académicos e investigadores de mais de 20 países.

Poderá encontrar mais notícias internacionais sobre o evento aqui.