Autores: Antónia Barreto e Ana Bénard da Costa
Ano: 2013
Editora: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria
ISBN: 978-989-97836-5-2
O segundo Congresso Internacional de Cooperação e Educação – II COOPEDU, organizado pelo Centro de Estudos Africanos (CEA -IUL ) do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria decorreu nos dias 28 e 29 de junho de 2012 no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE -IUL ) subordinado à temática Cooperação e Educação: África e o Mundo. Este II COOPEDU pretendeu continuar, alargar e aprofundar as questões abordadas no I COOPEDU (4 e 5 de fevereiro de 2010, ISCTE -IUL , Lisboa), dando continuidade às reflexões sobre as problemáticas da cooperação ao nível da educação entre os países africanos e outros países, regiões e continentes do mundo. O Congresso foi alicerçado em dois projetos de investigação interdisciplinares, desenvolvidos pelas instituições preponentes e centrados em questões relacionadas com a educação nos países africanos, intitulados: “Papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: O caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe” e “Formação superior e desenvolvimento: Cooperação portuguesa com os PALOP ”.
Índice
Introdução
Maria Antónia Barreto e Ana Bénard da Costa
I Parte – Parcerias e Paradigmas de Cooperação em Educação
1º Capítulo: Reflexões sobre Projetos de Cooperação em Educação
Olhares Cruzados: Percursos de um modelo de apoio a projetos de cooperação
Rosa Silva, Sara Poças, Júlio Gonçalves dos Santos, Rui da Silva e Carolina Mendes
Apresentação do projeto “O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: O caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique”
Maria Antónia Barreto
As comunidades locais no apoio socioeducativo das crianças
Maria João Cardona
Cooperação, estado e sociedade civil na educação/formação em São Tomé e Príncipe
António José Oliveira Martelo
2º Capítulo: Experiências de Cooperação: Formação de Professores e Organização Curricular
Culturas de apoio a Professores em contexto de fragilidade educativa: Algumas reflexões e lições da Guiné-Bissau
Júlio Gonçalves dos Santos, Rui da Silva e Carolina Mendes
Globalização e currículo: atores e processos. um estudo exploratório na Guiné-Bissau
Rui da Silva
Kit “Energia, Ambiente e Sustentabilidade”, uma proposta para a promoção da educação científica na Guiné-Bissau
Joana Oliveira, Senentxu Lanceros-Méndez, Luísa Neves e Júlio Gonçalves dos Santos
Parceria entre a FASPEBI e o Ministério de Educação, Cultura, Ciência, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau: Complemento através do regime de autogestão
Luigi Scantamburlo
A Mesquita Central Nacional e o Complexo Escolar “Attadamun”: a integração do ensino de árabe e a cultura islâmica na Guiné-Bissau
Saico Djibril Baldé
Desenvolvendo orientações curriculares para a educação de infância em São Tomé e Príncipe – Os desafios de um trabalho colaborativo
Gabriela Portugal
A escola técnica e a dinamização do meio
Ana Paula dos Santos Pinto
O papel do ensino da geografia no exercício da cidadania e na resolução dos problemas ambientais e urbanos da cidade de Nampula
Carlos Manuel Vicente Martins
II Parte – Ensino Superior
1º Capítulo: Políticas, Experiências de Cooperação, Interculturalidade e Educação Científica
Cooperação, Ensino Superior e Desenvolvimento: Portugal e os PALOP
Ana Bénard da Costa
As boas práticas na cooperação para o desenvolvimento na educação, o caso da Universidade de Aveiro
Carlos Sangreman
Sistema de Informação do Processo Penal (SIPP)
Rita Morais, Joaquim Sousa Pinto e Cláudio Teixeira
Sustentabilidade em projetos de I&D
Cláudio Teixeira, Joaquim Sousa Pinto e Rita Morais
Direito e legislação no mosaico intercultural entre professores indígenas no Brasil
Sandra Maria Silva de Lima
Percepções de professores indígenas em formação sobre violência doméstica em Mato Grosso, Brasil
Sandra Maria Silva de Lima e Alessandra Lima Deluque
A importância do legado histórico-científico da época colonial na formação de quadros dos países de língua oficial portuguesa (PALOP) em Ciências Naturais
Betina da Silva Lopes, Pedro M. Callapez e Celeste Gomes
2º Capítulo: Ensino Superior nos PALOP e Mobilidade Internacional de Estudantes
Evolução e crescimento do ensino superior em Angola
Paulo de Carvalho
A importância da cooperação portuguesa e brasileira na formação superior de angolanos
Ermelinda Liberato
Investimento em capital escolar e processos históricos de mudança social: Três gerações de estudantes angolanos em Portugal
Margarida Lima de Faria
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Ensino superior e trajetórias em Portugal
Gerhard Seibert
O sentido psicológico de comunidade em estudantes de países PALOP e CPLP a frequentar a Universidade da Beira Interior
Eliane Morais Martins e Graça Esgalhado