Qualificações Académicas

Doutoramento em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial, 2015 – ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

Resumo Biográfico

Rui Paulo Almas é licenciado em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e doutorado em Gestão Geral, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo ISCTE-IUL, e desempenha atualmente as funções de Diretor da Delegação da AICEP Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em França e de Conselheiro Económico e Comercial na Embaixada de Portugal em Paris. Na AICEP Portugal Global (e no ex-ICEP-Instituto do Comércio Externo de Portugal), onde trabalha há mais de 25 anos tem exercido diversas funções em Portugal e no estrangeiro. Em Portugal, foi Diretor-Adjunto da Direção de Mercados Internacionais, Diretor da Direção de Diplomacia Económica e Relações Institucionais e Diretor da Direção de Informação e também Private Sector Liaison Officer para Portugal do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o Desenvolvimento. No estrangeiro, foi Diretor das Delegações da AICEP em Angola, Tunísia, Polónia e Espanha e simultaneamente Conselheiro Económico e Comercial junto das Embaixadas de Portugal nos referidos países e também Conselheiro Económico e Comercial não residente nas Embaixadas de Portugal em São Tomé e Príncipe e na Ucrânia.  Foi assessor da Ministra da Educação (XVII Governo Constitucional), do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento (XVIII Governo Constitucional) e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento (XVIII Governo Constitucional). É investigador no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e tem desenvolvido atividade docente na Universidade Europeia, Universidade Lusíada e no INA – Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas.

Publicações Salientes

Almas, Rui Paulo e João Manuel Santos (2016), Tendências recentes do comércio internacional e do investimento direto de Portugal com o exterior, Janus 2017 – Anuário de Relações Exteriores, Observare-Universidade Autónoma de Lisboa, 64-65, Lisboa.

Ferreira, M. E. e R. Almas (1998), Les relations économiques au sein de la CPLP, Problèmes Politiques et Sociaux, La Documentation Française n° 803, 60-73, Paris.

Ferreira, M. E. e R. Almas (1997), Les contours économiques de la CPLP, Lusotropicalisme, Ed. Karthala, 11-33, Paris.

Ferreira, Manuel E. e Rui Almas (1996), Comunidade económica ou parceria para o desenvolvimento: o desafio multilateral na CPLP, Cadernos do CESA 44, Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa.