Qualificações Académicas

Doutoramento em Sociologia, em 2002 – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Brasil.

Mestrado em Sociologia, em 1997 – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Brasil.

Licenciatura em Ciências Sociais, em 1994 – Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Brasil.

Resumo Biográfico

O pesquisador desenvolverá pesquisa, tendo como ponto de partida o legado teórico e conceitual produzido no Campo da Sociologia sobre movimentos sociais/ações coletivas no ocidente, investigar a relevância e limites deste legado para os estudos dos confrontos políticos em sociedades africanas, especificamente em relação a Moçambique e Guiné-Bissau, bem como examinar em que medida essas abordagens consideram as lógicas próprias das sociedades africanas e ao mesmo tempo não desconsideram sua inserção no contexto global. Como caminho metodológico, propõe pesquisa bibliográfica, no âmbito da sociologia, sobre confrontos políticos com objetivo de identificar pressupostos teóricos metodológicos e conceituais utilizados nessas análises, bem como atores, discursos, demandas e articulações destacadas. Tem em vista o diálogo e o aprofundamento das relações estabelecidas com pesquisadores de instituições que desenvolvem pesquisas, particularmente nos países referidos, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Considera, também, a importância desse estudo para uma maior contribuição no campo do ensino relativo aos temas dos confrontos políticos e de África no contexto acadêmico do Brasil.

Publicações

Soares, E.V., R. Mutzenberg (2014) "Apresentação: Diálogos do Sul", Civitas, 14 (1), 5-10.

Soares, E.V., R. Mutzenberg (2014) "Entrevista com Alberto da Costa e Silva", Civitas, 14 (1), 11-26..

Mutzenberg, R. (2014) "Protestos sociais em Moçambique: Uma agenda de pesquisa", Civitas, 14 (1), 137-153.

Soares, E.V., R. Mutzenberg (2014) "Literatura, conhecimento e política: diálogos entre Brasil e África", Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2 (20).

Soares, E.V., R. Mutzenberg (2014) "Surget et Ambula: Literatura e (des)construção da nação", Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, 2 (20).