Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos Africanos, 2014, ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

Mestrado em Estudos Africanos, 2003, ISCTE, Lisboa, Portugal

Licenciatura em Relações Internacionais, 1997, ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal

Resumo Biográfico

Patrícia Magalhães Ferreira é investigadora e consultora, nas áreas da cooperação para o desenvolvimento, peacebuilding e Estados frágeis em África. Em termos académicos, é Doutorada em Estudos Africanos no ISCTE-IUL e Mestre pela mesma instituição, sendo também licenciada em Relações Internacionais pelo ISCSP. Leccionou em diversas instituições universitárias e foi durante mais de uma década investigadora associada do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), onde conduziu diversos projectos de investigação prática relativos às questões da cooperação internacional e das relações Europa-África. É também investigadora associada do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e do Instituto Marquês de Valle Flôr, na área de estudos estratégicos e do desenvolvimento. Como parte da actividade de consultora, tem realizado diversos estudos e avaliações de projectos e de programas de desenvolvimento, para instituições nacionais e internacionais.

Publicações Salientes

(2013), A Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento: da Redução da Pobreza ao Desenvolvimento Inclusivo? IMVF Policy paper 1/2013, Lisboa.

(2012), Book Review: From Recipients to Donors: Emerging Powers and the Changing Development Landscape by Emma Mawdsley, Zed Books, London, 2012, Norwegian Peacebuilding Institute (NOREF), Oslo.

(2011), Uma agenda de desenvolvimento global pós-2015: Arquitectura e Eficácia da Ajuda em Perspectiva, In A Eficácia da Ajuda e do Desenvolvimento, Plataforma Portuguesa das ONGD.

(2010), Quatro artigos In Janus 2010, Anuário de Relações Exteriores: Meio Século de Independências Africanas, Universidade Autónoma de Lisboa e Público: O Papel dos Doadores “Emergentes” em África; Cooperação Sul-Sul: A China em África; Fragilidade do Estado em África; Operações de Paz da ONU em África

(2009), State-Society Relations in Angola: Peacebuilding, Democracy and Political Participation. FRIDE/Initiative for Peacebuilding.

Publicações

Ferreira, P.M., F.J. Cardoso, Fernanda Faria (2015) O Papel de Portugal na Arquitetura Global do Desenvolvimento: Opções para o Futuro da Cooperação Portuguesa, IMVF & ecdpm. 978-989-97279-9-1.

Ferreira, P.M. (2010) Estados Frágeis em África: a intervenção externa nos processos de statebuilding e peacebuilding, Lisboa: ISCTE-IUL.

Ferreira, P.M., F.J. Cardoso (2008) Europa-África: Uma Estratégia Comum?, Porto: Fundação Portugal-África.