Qualificações Académicas

Doutoramento em Gestão, 1999 – UAB, Lisboa, Portugal.

Mestrado em Sociedades e Políticas Europeias, 1995 – ISCTE, Lisboa, Portugal.

Pós-Graduação em Economia, 1992 – UTL, Lisboa, Portugal.

Resumo Biográfico

Exerceu funções executivas em diversas empresas, é especialista em Assuntos Europeus nas redes de informação da Comissão Europeia e perito para missões de assistência técnica no âmbito das políticas de desenvolvimento e de ajuda externa da União Europeia.
Doutorado em Gestão (aprovado com distinção e louvor na especialidade de Estratégia) é professor convidado em seminários de mestrado e de doutoramento no Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), onde é investigador e membro do Conselho Científico.
Desenvolveu actividades de investigação e docência em várias instituições, nacionais e internacionais, nomeadamente na FCSH-UNL, onde é investigador no Instituto Português de Relações Internacionais, na Fundação Getúlio Vargas, no INDEG-IUL, e na Universidade Aberta, onde foi vice-presidente do Conselho Científico e director do Departamento de Organização e Gestão de Empresas.

Publicações Salientes

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2016), “Strategic Challenges for a New Model of European Economic Development”, European Union Foreign Affairs Journal, 1, pp. 162-164.

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2015), “Transatlantic Relations and Global Economic Governance: The TTIP in a Geopolitical Context”, International Journal of Economics and Business Administration, 1 (2), pp. 55-58.

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2009), “The e-Government and the New Challenges of the European Single Market”, Journal of Information Systems and Technology Management, 6 (1), pp. 111-115.

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2004), “O Alargamento da União Europeia e a Coesão Económica e Social”, Cultura: Revista de História e Teoria das Ideias, 19, pp. 271-282.

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2003), “As Novas Fronteiras da Europa”, Estratégia: Revista de Estudos Internacionais, 18/19, pp. 225-241.

Pinto, Nuno Gama de Oliveira (2000), As Relações da União Europeia com os Países da Europa Central e Oriental. Lisboa: Gabinete de Estudos e Prospectiva Económica do Ministério da Economia.