Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos Africanos, em 2006 –  ISCTE, Lisboa, Portugal.

Mestrado em Estudos Africanos, em 2000 –  ISCTE, Lisboa, Portugal.

Licenciatura em Economia, em 1974 – Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Resumo Biográfico

Maria Manuela Cardoso é economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL, Lisboa. Actualmente é investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal, onde desenvolve actividades ligadas às migrações e à segurança alimentar nos Pequenos Estados Insulares lusófonos, em especial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Neste âmbito, integra a equipa de investigadores do projecto financiado pela FCT “Sociedades africanas face às dinâmicas globais: turbulências entre as intervenções externas, migrações e insegurança alimentar”. A sua pesquisa, focalizada sempre nestes pequenos países, tem abrangido outras áreas: educação, cooperação para o desenvolvimento, importância da formação na captação de investimento, papel das infra-estruturas, seu financiamento e seu efeito no desenvolvimento. Em termos teóricos, construiu um novo conceito, o de infra-estrutura, quando apenas existiam listagens das mesmas sem que alguém tivesse precisado o conceito. Paralelamente, desde 1995, vem desenvolvendo também actividades no âmbito dos temas europeus, como formadora do Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Publicações Salientes

Cardoso, Maria Manuel (2011), Segurança alimentar, ajuda pública ao desenvolvimento e pobreza: propostas internacionais e a situação de São Tomé e Príncipe. Africa Studia, 16, pp. 147-161.

Cardoso, Maria Manuela (2007), Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: educação e infra-estruturas como factores de desenvolvimento. Porto: Ed. Afrontamento.

Cardoso, Maria Manuela (2006). Educação como factor de integração mundial de Cabo Verde. V Congresso de Estudos Africanos do Mundo Ibérico, Covilhã, Universidade da Beira Interior University, (CD-Rom).

Cardoso, Maria Manuela (2002). A cooperação entre a União Europeia e Cabo Verde nos anos 90. Cooperação bilateral e multilateral com a ilha de Sto. Antão: a importância de planos integrados. Cadernos de Estudos Africanos, 3, pp. 141-152.

Publicações

Cardoso, M.M. (2015) "Migrações e Estratégias de Desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Estudos de caso: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe", Cadernos de Estudos Africanos, 29, 103-128.

Cardoso, M.M. (2011) "Segurança alimentar, ajuda pública ao desenvolvimento e pobreza: propostas internacionais e a situação de São Tomé e Príncipe"