Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos de Género e Diversidade, Universidade de Ghent & Universidade Livre de Bruxelas – 2018

Resumo Biográfico

Maria Judite Mário Chipenembe, nasceu em Chimoio, Província de Manica/ Mocambique, é Professora Universitária e Pesquisadora Social no Departamento de Sociologia da Universidade Eduardo Mondlane desde 2004 e na Universidade de São Tomás de Moçambique desde 2010. Em 2018, concluiu o grau de Doutorado em Estudos de Gênero e Diversidade na Universidade de Ghent e na Universidade Livre de Bruxelas. Em 2004 concluíu o curso de Mestrado em Sociologia Econômica e das Organizações na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (ISEG/UTL) e em 2001 o grau de Licenciatura em Antropologia na Universidade Eduardo Mondlane (UEM). De 2006 `a 2009, exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Sociologia na UEM e chefe de Departamento de Sociologia na USTM (2010-2016). Entre agosto de 1997 e julho de 2004 trabalhou como coordenadora do Programa Nacional de Desenvolvimento Comunitário implementado pelo Instituto Nacional de Acção Social em Maputo.

As suas áreas de interesse estão relacionadas com as questões relativas a interseccionalidade de onde as categorias/variáveis género, raça, etnicidade, religião, política se cruzam e influenciam as questões relacionadas com a saúde sexual reprodutiva, pobreza, diversidade, desigualdades no acesso ao poder bem como ao emprego entre homens e mulheres num contexto de Moçambique pós-colonial.

Publicou vários artigos e seções de livros, de onde se destacam os seguintes: “Eu sou ela/ele: The experiences of transgender people in Nampula” (2020); “Sexual rights activism in Mozambique: a qualitative case study of civil society organisation and experiences of lesbians, bisexual and transgender persons (2018); “Dinâmicas de género no trabalho doméstico na cidade de Maputo (2010); “Manual de termos e conceitos relacionados à incidência de HIV/AIDS em Moçambique” (2009).