Qualificações Académicas

Mestrado em Acção Política e Participação cidadã, em 2004 – Universidad Francisco de Vitoria, Espanha.

Mestrado em Ciência Política, em 1993 – Universidad Nacional de Asunción, Paraguai.

Licenciatura em Direito e Ciências Sociais, em 1989 -Universidad Nacional de Asunción, Paraguai.

Resumo Biográfico

Advogado (Paraguai), Diplomado em Desenvolvimento Regional (Chile) e Mestre em Ciências Políticas e Gestão Pública (Espanha). Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Professor de Ciência Política na Universidade Católica de Assunção. Lecionou nas Faculdades de Direito, Ciências Sociais e o Instituto de Teologia da Universidade Católica de Assunção (Paraguai) assim como no Instituto de Altos Estudos Estratégicos (IAEE).Tem colaborado ao nível pós-graduado com várias outras instituições de Argentina, França, Espanha e Portugal. Assessor Facultativo do Congresso Nacional de Paraguai. Consultor e Coordenador de Projetos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desarrolho (BID), Banco Mundial (BM), Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD) e Transparência Internacional – Capitulo Paraguai. Foi o primeiro Embaixador da República do Paraguai perante o Governo da República Portuguesa. Áreas de interesse: Relações Internacionais, Democracia e Transições, Estudos Latino-americanos.

Luis A. Fretes Carreras, professor auxiliar convidado do ISCTE-IUL e investigador integrado do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL).

Professor de Diplomacia Económica no Programa ISCTE Business School, de America Latina Hoje e Sistemas Politicos de América Latina do Departamento de História da Escola de Sociologia e Politicas Públicas (ESPP).

Advogado (Paraguai), Diplomado em Desenvolvimento Regional (Chile), Mestre em Ciências Políticas (Paraguai) e Política e Gestão Pública (Espanha).

Foi o primeiro Embaixador da República do Paraguai na República Portuguesa (2009-2014).

Foi Diretor do Departamento de Ciencias Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Católica de Assunçao.

Professor de Dereito e Ciência Política nas Faculdades de Dereito, Ciencias Sociais e o Instituto de Teologia da Universidade Católica de Assunçao (1994-2009) assim como no Instituto de Altos Estudos Estratégicos (2002-2008).

Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2004-2009) e Diretor e Investigador do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Católica de Assunção (2005-2009).

Assessor Facultativo do Congresso Nacional de Paraguai. Consultor e Coordenador de Projetos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BM), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Transparência Internacional – Capitulo Paraguai (IT-Py)

Membro do International Political Science Association (IPSA), Latin American Studies Association (LASA) e a Rede Iberoamericana de Relações Internacionais (RIBEI). Membro do Comite de Direção Executiva da RIBEI 2016-2020.