Qualificações Académicas

Estudos Avançados em História, 2011, Programa Interuniversitário de Doutoramento em História, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Católica, Faculdade de Letras, Universidade de Évora e ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal.

Programa avançado em Jornalismo Político, 2002/2003, Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa/Observatório de Imprensa, Lisboa, Portugal.

Licenciatura em Psicologia – área de psicologia social, em 1987, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Portugal.

Resumo Biográfico

Portuguesa, é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, fez estudos em Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, na RTP, Radio Televisão Portuguesa e na BBC, British Broadcasting Corporation. Em 2002/2003 concluiu o Programa Avançado em Jornalismo Político no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa. De 2004 a 2008 foi assessora da Direcção de Programas da RTP para a área do documentário. Em 2010 iniciou o doutoramento no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (UL, UE, UC, ISCTE-IUL), tendo concluído em 2011 os Estudos Avançados em História. É bolseira de Doutoramento da FCT. Os seus interesses de investigação estão direccionados para a História Contemporânea de Portugal, especialmente para o período final do Estado Novo, 1960-1974. Dedica-se à escrita e realização de documentários, leccionando nessa área. Tem sido convidada, como realizadora, para apresentar e debater documentários. Entre outros, Centro de Estudos Portugueses, Universidade de Santa Bárbara, Califórnia, EUA, 2004; Instituto Camões/Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 2007; International Doctoral Program, Annenberg School of Communication, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2007; Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa, 2008; Instituto Camões, Cáceres, Espanha, 2011 e 2012. Recebeu, em 2007, o Grande Prémio da Lusofonia atribuído ao documentário “O Escritor Prodigioso”, filme sobre a vida de Jorge de Sena. É membro da direcção da Liga dos Amigos do Arquivo Histórico Militar, associação que tem como objectivo o enriquecimento do património deste Arquivo. Em 2013 foi membro do júri do Instituto do Cinema e do Audiovisual/Secretaria de Estado da Cultura, no concurso de produção de documentários de criação. Sinais de Vida, Cartas da guerra colonial portuguesa (1961-1974) é o projecto de doutoramento a ser desenvolvido no âmbito do CEHC, com orientação do Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues e co-orientação da Professora Doutora Rita Marquilhas (FLUL). Neste momento é investigadora auxiliar do CEHC.

Publicações Salientes

Das publicações mais relevantes destacam-se, em suporte DVD, a série documental de 7 episódios, Portugal, Um Retrato Social (2006) e a longa metragem documental As Horas do Douro (2010) em co-autoria com o sociólogo António Barreto, obra que recebeu o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores em 2011.

Publicou em 2012, em co-autoria com os coronéis Aniceto Afonso e Rodrigo de Sousa e Castro, A Hora da Liberdade, obra que recolhe 39 testemunhos de militares e civis directamente envolvidos na preparação e execução do movimento militar que derrubou o regime em 25 de Abril de 1974 (Lisboa, Editorial Bizâncio).

Publicou ainda alguns artigos dos quais se destacam “Retratos do Mundo”, Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro, coordenação Henrique Manuel Pereira, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2011 e “Silêncios do Mundo, algumas notas sobre imagem e jornalismo”, Imagens e Jornalismo, Lisboa, Revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo, nº20, vol.II, nº1, primavera/Verão 2012.