Qualificações Académicas

Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global (2010-2012), pelo ISCTE-IUL.
Licenciatura em Antropologia (2006-2010) pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Resumo Biográfico

Gefra Gustavo Fulane é antropóloga, mestre em Desenvolvimento e Saúde Global, nas especializações de Antropologia Médica e Doenças Infecciosas. Sua abordagem é centrada no paciente e no contexto sociocultutal em que se insere, em sociedades de onde a biomedicina coexiste com outras tradições médicas. O foco da Gefra é a saúde materno-infantil entre grupos e regiões vulneráveis que enfrentam problemas complexos como a pobreza e as desigualdades sociais em Moçambique. De entre outras ocupações, Gefra trabalhou como monitora de docência na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM); Trabalhou ainda como assistente de investigação numa ONG com o ângulo centrado para as doenças infecciosas. Trabalhou ainda como assistente de pesquisa num projeto de cunho internacional na UEM. Em Lisboa, Gefra fez parte de dois projetos de âmbito internacional no ISCTE-IUL, sendo um sobre género e pluralismo terapêutico em África  e outro sobre Educação e sociedade civil.

Publicações Salientes

Fulane, Gefra Gustavo (2013), “Pluralismo farmacológico: mães à procura de tratamento para menores de cinco anos em Xai-Xai, Moçambique” em Clara Carvalho (ed.), Mulheres no mercado da saúde. Apoio social em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Niger, Coimbra, Almedina.

Fulane, Gefra Gustavo (2012), Percursos das mães na procura de medicamentos para o tratamento de doenças em menores de cinco anos, num contexto farmacológico múltiplo na cidade de Xai-Xai, em Moçambique, em Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global, ISCTE-IUL, Lisboa;

Fulane, Gefra Gustavo (2010), Trajetórias Terapêuticas de Pessoas Vivendo com HIV e SIDA num contexto de coexistência de Unidades Sanitárias, Curandeiros e Maziones: uma análise a partir do posto Administrativo da Maluana, em Tese de Licenciatura em Antropologia, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.

Publicações

Fulane, G. (2012) Percursos das Mães na Procura de Medicamentos para Doenças em Menores de Cinco Anos, num Mercado Farmacológico Múltiplo na Cidade de Xai-Xai, em Moçambique, Lisboa: ISCTE-IUL.