Qualificações Académicas

Pós-doutoramento em Antropologia, em 2010 – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

Doutoramento em Antropologia Social, em 2005 – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Mestrado em História, 2000, UNISINOS, São Leopoldo (RS), Brasil.

Licenciatura em História, em 1996 – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba (SC), Brasil.

Resumo Biográfico

Coordenador do Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas, com pesquisas e publicações voltados para o tema dos processos identitários, relações interétnicas, juventudes e estilos de vida, produção cultural e discursos de nação, envolvendo países de língua portuguesa, com ênfase em Brasil, Portugal e Angola. Atualmente é professor na Universidade Federal de Sergipe, nas áreas de antropologia (mestrado) e sociologia (mestrado e doutorado), tenso sido coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, na mesma universidade.

Publicações Salientes

MARCON, FRANK (2013), O kuduro como expressão da juventude em Portugal: estilos de vida e processos de identificação. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 28, p. 75-90, 2013.

MARCON, F. (2012), O Kuduro – Estilos de Vida e os Usos da Internet pela Juventude do Tempo Presente. Cadernos do Tempo Presente, v. 7, p. 4.

MARCON, F. (2012), Identidade e Estilo em Lisboa: Kuduro, juventude e imigração africana. Cadernos de Estudos Africanos, p. 95-116.