Resumo Biográfico

Carlos Kessel é historiador e diplomata. Pesquisador do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), atuou como consultor em projetos do Museu Villa-lobos e do Museu Histórico Nacional, ambos no Rio de Janeiro, e foi professor no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na Universidade Cândido Mendes. Tem como principais áreas de investigação: Relações Luso-brasileiras, Patrimônio Cultural, História do Rio de Janeiro, da Cidade, da Arquitetura e do Urbanismo. Licenciou-se do Ministério das Relações Exteriores em 2018, tendo trabalhado no Departamento Cultural do Itamaraty e nas embaixadas do Brasil em Cabo Verde, no Chile e em Portugal.

 

Interesses de investigação: Relações Luso-Brasileiras, Cidade, Arquitetura, Património, Identidade.

Publicações Salientes

  • Arquitetura Neocolonial no Brasil: entre o pastiche e a modernidade. Rio de Janeiro : Jauá Editora, 2008.
  • Tesouros do Morro do Castelo: mistério e história nos subterrâneos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editora, 2008.
  • Um balcão na Capital: Memórias do comércio na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro : Editora SENAC RJ, 2003. Com Worcman, Karen.
  • A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro : Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.