Academic Qualifications

Mestrado em Estudos Africanos, 2013 – ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal

Licenciatura em Etnologia e Antropologia da Cultura, 2001 –  Universidade de Varsovia, Varsovia, Polónia

Biographical Information

Antropóloga (Universidade de Varsóvia), mestre em Estudos Africanos (Iscte), a finalizar doutoramento em Estudos Africanos (Iscte), concluiu Conservatório Nacional de Música.

Tem como principais áreas de interesse a música e as manifestações culturais nos países africanos, particularmente em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, e ainda a história e as transformações socioculturais de São Tomé e Príncipe.

Acaba de redigir a tese de doutoramento intitulada “Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe do colonialismo para independência”.

Foi investigadora no Centro de Estudos Africanos do Iscte, participou no projecto “Organizações e Representação na Economia Informal nos PALOP: experiências e perspectivas” (REF: PTDC/AFR/113992/2009). Desenvolveu trabalho de terreno em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau. Além dos processos de organização dos trabalhadores informais nestes países, fez pesquisa sobre transporte informal (São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau), artistas e artesãos como trabalhadores informais (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe), música (São Tomé e Príncipe).

É também produtora cultural com vasta experiência nesta área.

Key Publications

Bialoborska, Magdalena (2017), “Eu, como jovem… Não é isso a vida que quero. Os motoqueiros em São Tomé e Príncipe: uma estratégia, arriscada, de sobrevivência”, Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais, 23, pp. 245-272.

Bialoborska, Magdalena e Cristina Udelsmann Rodrigues (2017), “Organization and Representation of Informal Workers in São Tomé and Príncipe: State Agency and Sectoral Informal Alternatives“, African Studies Quarterly, 17(2), pp. 1-22.

Bialoborska, Magdalena (2016), “VUNGU TÉLA. Estudo da música santomense: uma proposta de métodos, técnicas e objectivos”, Cadernos de Estudos Africanos, 32, pp. 97-122.

Bialoborska, Magdalena (2014), “Dinâmicas e constrangimentos nos processos de organização dos trabalhadores informais na Guiné-Bissau“, Revista Angolana de Sociologia, 14, pp. 91-111.

Bialoborska, Magdalena (2013), “Sabura de San Jon. Reflexões sobre a Festa de San Jon na Ilha de Santo Antão em Cabo Verde”, The Scientific Journal of Humanistic Studies, ISSN 2066-8880.