Academic Qualifications

Diploma de Estudos Avançados, Curso de Doutoramento de História Moderna e Contemporânea, 2011 – ISCTE-IUL.

Licenciatura em Ciências da Comunicação (c/ Minor em Sociologia Histórica e Política), 2005 – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Diplomado em Educação Física e Desporto, 1991 – Instituto Estatal de Cultura Física de Kiev, URSS.

Biographical Information

Luís Carapinha é doutorando do curso de doutoramento em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL, assistente de investigação do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, com um projecto de investigação em curso sobre a Nova Política Económica (NEP) na URSS e a questão da transição socialista, área sobre a qual tem várias comunicações e artigos publicados em Portugal e no Brasil. Foi bolseiro na URSS. Tem uma Licenciatura em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autor de mais de uma centena de crónicas e artigos de temas da actualidade política internacional, publicados em Portugal e no estrangeiro.

Key Publications

Carapinha, Luís (2015). A China e a transição socialista – um breve bosquejo, em II Congresso Marx em Maio 2014. Colectânea de textos (págs. 337-352). Lisboa: Grupo de Estudos Marxistas.

Carapinha, Luís (2014). A China e a transição socialista – um breve bosquejo. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 6( 1), 10-22.

Carapinha, Luís (2013). Lénine, a NEP e a questão da transição socialista. In [Actas do] I Congresso Internacional Marx em Maio 2012. Perspectivas para o Século XXI (págs. 345-356). Grupo de Estudos Marxistas.