Academic Qualifications

Pós-Graduação em Estudos Africanos: Análise e Gestão do Desenvolvimento Social e Económico em 2008 – ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal.

Pós-Graduação em Direitos Humanos e Democratização em 2006 – Centro Ius Gentium VIII Curso de Direitos Humanos, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.

Licenciatura em Relações Internacionais em 2004 – Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal.

Biographical Information

Joana Vasconcelos é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra (FEUC), pós-graduada em Direitos Humanos (FDUC) e em Estudos Africanos e Desenvolvimento (ISCTE-IUL). Começou a trabalhar na área da cooperação para o desenvolvimento com ONG em 2004, primeiro na Índia e depois em Portugal e na Guiné-Bissau. Trabalhou na Direcção-Geral de Desenvolvimento da Comissão Europeia em Bruxelas (2008) e na Delegação da Comissão Europeia na Guiné-Bissau (2009). Atualmente está a fazer doutoramento em Estudos Africanos (ISCTE-IUL) e em Antropologia Social e Cultural (Universidade Católica de Leuven, Bélgica), desenvolvendo a sua pesquisa sobre vivências e transições da juventude para a idade adulta entre raparigas e jovens mulheres na periferia da capital guineense, tendo já feito algumas comunicações e publicado artigos em livros e revistas sobre este tema.

Key Publications

Roque, Sílvia & Joana Vasconcelos (2012), “‘Raparigas de agora é só provocação!’ Dinâmicas violentas das negociações geracionais e de género na Guiné-Bissau”. In Pureza, José Manuel, Sílvia Roque, & Katia Cardoso  (Eds.), Jovens e trajectórias de violências: os casos de Bissau e da Praia (pp. 241-290). Coimbra: Almedina. ISBN: 978-972-40-4821-5

Vasconcelos, Joana 2011, “Discursos, práticas e dinâmicas em torno de jovens raparigas em Bissau – reflexões após o primeiro período de trabalho de campo“, in Comunicações do seminário em Estudos Africanos IN PROGRESS, Lisboa: CEsA.