Academic Qualifications

Doutoramento em Estudos Africanos, em 2016 – ISCTE-IUL, Lisboa, Portugal.
Mestrado em Direito do Estado, em 1994 – Universidade de São Paulo, Brasil.
Licenciatura em Direito, em 1987 – Universidade de São Paulo, Brasil.

Biographical Information

Antonieta Rosa Gomes, é licenciada em Direito com especialização na área Político- administrativo e financeiro, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Brasil,1987. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, 1994. Doutora em Estudos Africanos, com tese sobre “ A Guiné-Bissau no processo de resolução do conflito de Casamansa”, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), 2016. É investigadora do Centro de Estudos Internacionais- Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL). Foi investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança (2012-2017). Foi Professora regente da Faculdade de Direito de Bissau (1995-1997). É autora do livro intitulado Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos e de vários artigos científicos em que se destacam: “Le rôle de la Femme dans la résolution du conflit de la Casamance” (2011); A Guiné-Bissau no processo de resolução do conflito de Casamansa (Tese de Doutoramento, 2016); Dimensões transfronteiriças do conflito de Casamansa e Casamansa, o regresso de um conflito de baixa intensidade (2018); O conflito de Casamansa e as relações de poder na Senegâmbia: Senegal, Guiné-Bissau e Gâmbia (No prelo). É escritora, publicou o livro de poesias intitulado Retratos de Mulher (2013) e poemas em várias Antologias poéticas. Foi Ministra da Justiça e Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau.

Key Publications

Gomes, Antonieta Rosa (2013). Da Mutabilidade dos Contratos Administrativos. São Paulo: Terceira Margem.

Gomes, Antonieta Rosa (2013). Retratos de Mulher. São Paulo: Terceira Margem.

Gomes, Antonieta Rosa (2010). O Poder militar e a desedificação do Estado de Direito e da democracia na Guiné-Bissau. 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Lisboa: CEA.

Gomes, Antonieta Rosa (2000). “Liberdade de imprensa e opinião pública”. Revista Direito e Cidadania, 3 (9), pp. 145-151.