Academic Qualifications

Diploma de Estudos Avançados, 3º Ciclo, do curso de Doutoramento em Estudos Africanos, em 2011, ISCTE, Lisboa, Portugal.
Mestrado em Espaço Lusófono: Lusofonia e Relações Internacionais, em 2007 – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal.
Licenciatura em Economia, em 1996, Instituto Superior de Matemáticas e Gestão (ISMAG), Lisboa, Portugal.
Bacharelato em Contabilidade e Administração, em 1993, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Lisboa, Portugal.

Biographical Information

Ana Paula Pinto, professora dos 2º/3º Ciclos, do Ensino Secundário, Ensino Técnico – Profissional e Universitário, aqui (Potugal) e além-mar (Guiné-Bissau e Moçambique), voluntária pela V.S.O. (Voluntary Service Overseas – ONG Inglesa), natural de Nampula/Moçambique e nacionalidade portuguesa. Licenciada em Economia, Mestre em Espaço Lusófono: Lusofonia e Relações Internacionais e Diploma de Estudos Avançados, 3º Ciclo, do curso de Doutoramento em Estudos Africanos no ISCTE.
Formadora de professores de Matemática em toda a região de OIO (Guiné-Bissau) pelo “Oio In – Service Teacher Trainning Programme” e de professores contratados da Especialidade de Contabilidade na EICP (Escola Industrial e Comercial de Pemba) – Moçambique.
Fundadora da “Biblioteca Benjamim Pinto Bull” no Liceu Regional de Mansoa (Guiné-Bissau), responsável/colaboradora pela reabilitação de algumas bibliotecas das Escolas Industriais e Comerciais de Moçambique.
Coordenadora de Cursos Profissionais, Directora de Turma, Supervisora de Estágios, Tutora e dinamizadora de vários projectos escolares.
Participante em congressos, conferências e seminários, no âmbito do doutoramento em Estudos Africanos.
Fez parte do Projecto de Investigação: «O papel das organizações da sociedade civil na educação e formação: o caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe», promovido pelo Centro de Estudos Africanos do ISCTE, com o apoio da Fundação Ciência e Tecnologia.

Key Publications

Pinto, Ana Paula (2008). Situação da Educação em Cabo Delgado. Revista Humanitas da ESGCT, 4, p. 122.

Pinto, Ana Paula (2010). EICP – Uma Escola Técnica do Ensino Básico. In Livro de Actas do Congresso Portugal e os PALOP (COOPEDU I). Lisboa: CEA e IPLeiria.

Pinto, Ana Paula(2010). As Politicas Nacionais, os Planos Estratégicos de Educação e o Ensino Técnico Profissional em Moçambique. Livro do 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA7). Lisboa: CEA.

Pinto, Ana Paula (2012). “Da Estratégia do Ensino Técnico – Profissional ao PIREP”. Livro de actas do 8º Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA8). Madrid.

Pinto, Ana Paula (2012). “A Escola Técnica e a Dinamização do Meio”. Livro de Actas do Congresso África e o Mundo (COOPEDU II). Lisboa: CEA e IPLeiria.

Pinto, Ana Paula (2012). O Subsistema do Ensino Técnico-Profissional em Moçambique e a Viragem do Século. Atas do Congresso Internacional Saber Tropical em Moçambique: História, Memória e Ciência. Lisboa: IICT.