Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito do protocolo celebrado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, a decorrer no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), financiado pelo Instituto Camões.

 

Outra informação

Área Científica: Ciências Sociais

 

Requisitos de admissão:

  • Licenciatura e Mestrado em História e áreas afins.
  • Experiência de investigação sobre aspetos históricos, culturais e socioeconómicos da língua portuguesa

 

Plano de trabalhos: Aplicação de instrumentos de pesquisa e tratamento e análise de resultados de investigação no âmbito do protocolo celebrado entre o Instituto Camões e o ISCTE, tendo em vista a recolha, tratamento e seleção de conteúdos para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e do Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (disponível em www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.)

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Antero Reto.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

 

Métodos de seleção:

  1. Avaliação curricular – 35%
  2. Experiência prévia comprovada em investigação sobre aspetos históricos, culturais e socioeconómicos da língua portuguesa – 45%
  3. Avaliação de competências de escrita e carta de motivação – 20%

Caso o júri considere necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista, até ao máximo de três.

Duração da bolsa

6 meses

Início previsto

05-2019

Forma de apresentação das candidaturas

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para cei@iscte.pt com a indicação da referência CEI_MLP_2019, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Carta de Motivação e cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados do resultado final através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 de abril a 02 de maio de 2019.

Outra informação

Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri – Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues; Vogal Efetivo – Professor Doutor Luís Antero Reto; Vogal Efetiva – Professora Doutora Rita Espanha