O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (CEI-iscte) informa que está aberto concurso individual para o financiamento de contratos para investigadores doutorados em todas as áreas científicas, no âmbito do programa Estímulo ao Emprego Científico Individual 2020, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Todas as informações relativas ao concurso podem ser encontradas na página da FCT.

O CEI – um centro de investigação multidisciplinar, com enfoque em desenvolvimentos internacionais do século XXI e desafios sociais, políticos e económicos complexos que ultrapassam as barreiras nacionais e internacionais – convida todos os interessados em desenvolver o seu plano de investigação pós-doutoral tendo o CEI como instituição de acolhimento a manifestar o seu interesse através do email cei@iscte-iul.pt, enviando-nos uma carta de motivação, o plano de investigação e o curriculum vitae até ao dia 8 de fevereiro de 2021. Devem igualmente indicar a categoria à qual se candidatam, tendo em conta o que está previsto pela FCT:

  • Investigador júnior: doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata.
  • Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, mas com independência científica limitada.
  • Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos.
  • Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

A decisão do CEI-IUL em acolher os candidatos será comunicada num máximo de 5 dias úteis após a receção da proposta.

O concurso estará aberto entre 29 de janeiro de 2021 e 26 de fevereiro de 2021 às 17h00 (hora de Lisboa).

Neste concurso, os candidatos devem identificar previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.