Durante este mês vários investigadores do CEI-IUL estiveram presentes em diversos meios de comunicação social.

 

Os investigadores do CEI-IUL, Ana Lúcia Sá e Fernando Jorge Cardoso, foram convidados do programa 360º da RTP para comentar a XII Cimeira da CPLP, que decorreu nos dias 17 e 18 de julho, na ilha do Sal, Cabo Verde. Esta juntou diversos dirigentes dos países lusófonos, onde um dos temas mais debatidos foi a mobilidade entre os países membros da CPLP. Veja a conversa completa no site da RTP a partir do minuto 24:30.

Também no passado dia 19 de julho, o investigador Bruno Cardoso Reis, do CEI-IUL, foi convidado do mesmo programa para comentar a aprovação da nova lei no Parlamento Israelita, que proclama o país como estado Judeu e o Hebraico como língua oficial. Segundo o investigador, para o Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu, que é um pioneiro desta vaga sionista, mais radical, esta é também uma forma de marcar a sua posição, de que para ele não há lugar para criação de um estado com duas comunidades nacionais.. Reveja a intervenção do investigador no site da RTP a partir do minuto 19:40.

 


 

A investigadora Cátia Miriam Costa, publica regularmente artigos de opinião no Jornal Económico. Veja abaixo o artigo deste mês:

Num momento em que a diplomacia voltou às páginas dos jornais e em que os conflitos e tensões ganham maior expressão, vale a pena pensar no papel desempenhado pelos países de língua portuguesa. Enquanto Estados independentes, mas também como membros de organizações internacionais, têm assumido algum protagonismo que, por vezes, tem passado despercebido aos olhos dos media. [contine a ler no site “O Jornal Económico”]

 


 

Um dos artigos mais lidos este mês no Blog Changing World, é de um comentário do investigador Eugénio Costa Almeida, para o site Vivências Press News, sobre uma tentativa de golpe em São Tomé e Príncipe.

Fomos hoje acordados com uma notícia da portuguesa Agência LUSA – e que o Vivências faz eco e que, segundo o portal da secção africana da rádio Deutsche Welle (DW), terá ocorrido no passado dia 20 de Junho– de uma eventual tentativa de subversão da ordem constitucional em São Tomé e Príncipe (STP)[…] Leia o artigo completo no link abaixo:

 


 

Rui Tavares é investigador do CEI-IUL, coordenador do curso de verão “A Ideia da Europa”, e é ainda colaborador regular do Jornal Público, onde comenta a actualidade . Leia o artigo do investigador sobre a democracia Europeia: