Estão abertas as candidaturas ao Curso de Verão “The Middle East in World Politics”. O curso decorre entre 27 e 31 de agosto com coordenação de Arshin Adib-Moghaddam (SOAS, London), Giulia Daniele (CEI-IUL) e Bruno Cardoso Reis (CEI-IUL).

Este tem uma duração de 20 horas, e decorre de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 19h00. É organizado pelo Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e pelo Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE-IUL, e direcionado a estudantes universitários, diplomatas, militares e profissionais envolvidos nas temáticas desta região.

Este é um curso interdisciplinar, que tem como objetivo dar aos participantes uma introdução às políticas internacionais do Médio Oriente. Combina o estudo das relações internacionais com o conhecimento das políticas transnacionais (ex. Pan-Árabe, ou Pan-islamismo), do conflito inter-estados (ex. Guerras do Golfo Pérsico, conflito Israel-Palestina, etc.), das políticas externas de alguns dos maiores estados da região (como o Irão, Turquia, Iraque, etc), e com as políticas “superpower”. O curso debruça-se ainda sobre fatores que influenciam o desenvolvimento das políticas internacionais da região, e os métodos e conceitos usados para os compreender. Assim, introduz os alunos ao discurso do “Orientalismo”, às teorias das relações internacionais como o (neo)realismo e o construtivismo social, e outras abordagens relevantes para compreender as complexas interações que têm lugar nesta região.

 

O Médio Oriente na Política Mundial 

Coordenação: Arshin Adib-Moghaddam (Senior Visiting Fellow, CEI-IUL, and SOAS, London), Giulia Daniele (CEI-IUL) & Bruno Cardoso Reis (CEI-IUL)

  • Datas: 27-31 agosto
  • Horário: 14h30 – 19h00
  • Créditos: 6 ECTS
  • Língua: Inglês
  • Candidaturas: até 17 de agosto
  • Preço: 100 Euros | Estudantes do ISCTE-IUL: 50 Euros
  • Taxas de candidatura e registo: 35 €

 

Estrutura do Programa:

  1. Conferência de abertura: O que é o Médio-Oriente?, por Arshin Adib-Moghaddam.
  2. Métodos, Conceitos e Teorias
  3. “Superpower Politics”, da Guerra Fria até a New World Order
  4. Islão e o Oeste
  5. Políticas de género
  6. Guerra e Paz em Israel/Palestine
  7. Guerra e Paz no Golfo Pérsico
  8. As Políticas (Internacionais) do Irão
  9. As Políticas (Internacionais) da Turquia
  10. A região após as revoltas Árabes

Candidate-se aqui!

Jerusalem, photo by idobi, GFDL