Equipa

Carlos Manuel Lopes, Gerhard Seibert, Margarida Lima de Faria, Tcherno Djalo, Ermelinda Sílvia de Oliveira Liberato, Eleonora da Silva Rocha

Participant Institutions

Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT/MCTES), Centro de Estudos Africanos (CEA/ISCTE-IUL)

Palavras-chave

Educação Superior, PALOP, Cooperação Portuguesa, Desenvolvimento Africano

Resumo

Este projecto tem como objectivo identificar a importância da formação avançada na concretização de projectos pessoais e, de uma forma mais abrangente, no próprio processo de desenvolvimento dos PALOP, assim como contribuir para uma análise crítica da cooperação portuguesa neste campo de acção específico.Tendo em conta que a importância dos percursos de vida dos formandos decorre do facto de partirem de escolhas que são elaboradas de forma mais ou menos individual, mas com repercussões nos contextos mais amplos da acção colectiva e sendo a educação avançada entendida, cada vez mais, como um instrumento determinante de acesso a lugares de decisão, considerou-se fundamental a análise da relação ensino superior-agentes de desenvolvimento, assim como das problemáticas que a sustentam, nomeadamente o papel desempenhado pela cooperação portuguesa.