Palavras-chave

educação, educação formal, educação tradicional, ritos de passagem, aculturação, socialização, identidades culturais

Resumo

Este projecto tese tem como tema: “A Influência da Educação Formal na Educação Tradicional em Angola: O Caso dos Va-Hanha”, debruça-se sobre o grupo étnico os Va-Hanha, do sul de Angola, Província de Benguela. Persegue objectivos gerais e específicos seguintes: gerais; Estudar a influência da Educação Formal na Educação Tradicional no processo educativo de crianças e jovens da comunidade rural de Angola. Por outras palavras, investigar a forma como a comunidade rural de Angola pensa sobre a intervenção da Educação Formal na preparação das crianças e dos jovens, uma vez que se realiza de forma estruturada e sistemática, diferente da Educação Tradicional adquirida na comunidade de origem e que traduz as suas identidades culturais. Específicos; 1 – conhecer o pensamento social da comunidade rural Va-Hanha, sobre a influência da Educação Formal na Educação Tradicional no processo educativo de crianças e jovens; 2 – compreender os factores de complementaridade e/ou de estrangulamento entre as finalidades da Educação Formal e da Educação Tradicional na comunidade rural Va-Hanha; 3 – apreender os factores expressivos de resiliência social dos Va-Hanha face as dinâmicas da Educação Formal que parece ameaçar os esforços de preservação das identidades locais. Para o alcance dos objectivos traçados, seleccionou-se como métodos de investigação o hipotético-dedutivo e o qualitativo e, como técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica e ao trabalho de campo com recurso a entrevistas semi-estruturadas ou semi-dirigidas. A concretização do projecto de tese em referência visa alcançar novos conhecimentos teóricos e também empíricos sobre diversas facetas dos Va-Hanha e das sociedades agrárias angolanas.