Ao longo da vida, a partir da sua consciência ética e cívica, José Capela comprometeu-se sob múltiplas formas com Moçambique. No domínio do conhecimento histórico, não tardaria a ser reconhecido que a sua historiografia representava uma renovação das perspectivas sobre os diferentes actores e processos de mutação de Moçambique, não apenas pela sofisticação do olhar quanto também pelo enfoque dos seus textos. Num certo sentido, os Africanos e, em particular, os Moçambicanos, ganharam voz com os seus trabalhos, sequência, aliás, do que sucedera com a publicação das cartas à redacção da Voz Africana.

Realce-se que o labor académico foi precedido por um engajamento fortemente pessoal com os Moçambicanos. Ora, tendo em vista o papel da Igreja da Beira no domínio comunicação social e, mais especificamente, o papel de José Soares Martins na condução do Diário de Moçambique e, depois, da Voz Africana, mas também o papel da comunicação social no processo de democratização da sociedade moçambicana, o evento  acolherá também trabalhos que se debrucem sobre a comunicação social em Moçambique, tanto numa perspectiva histórica quanto actual, focando, por exemplo, a função social e política da comunicação social na democratização e na construção de um diálogo político.

Em suma, na esteira do seu saber comprometido, a organização de um colóquio que pretende homenagear José Capela visa rever Moçambique na perspectiva interdisciplinar que José Capela também cultivou. Neste evento serão bem-vindas as comunicações que se debrucem sobre os tópicos nos quais a atividade de Capela se centrou especialmente:

  • A história e as dinâmicas sociais de Moçambique;
  • A historiografia de Moçambique e os desafios que se colocam hoje ao saber social em Moçambique;
  • A história e o papel político-social da imprensa e da comunicação social em Moçambique.

As comunicações poderão ser apresentadas em português, espanhol, francês e inglês.

Datas importantes

  • Submissão de resumos: 15 de março de 2017
  • Aceitação dos resumos: 30 de março de 2017
  • Divulgação do programa: 3 de abril de 2017

Propostas de comunicação

  • Nome, instituição e e-mail
  • Título
  • Resumo até 1500 caracteres com espaço
  • 3 palavras-chave