Luís Fretes Carreras é actualmente Embaixador do Paraguai em Lisboa. Advogado e politólogo de formação, é professor de Ciência Política Contemporânea e Director do Centro de Políticas Públicas da Universidad Católica Nuestra Sra. De la Asunción, no Paraguai.

A sua palestra incidirá sobre a situação social, económica e política na América Latina da actualidade. Espaço geográfico com identidade própria mas heterogénea, que durante séculos foi alvo de conquista, dominação e disputa de hegemonias globais, a América Latina encontra-se, neste início de século, imersa num processo de transformação geopolítica que afecta tanto os Estados que a integram como os projectos de constituição de associações de estados ou blocos regionais. Esta transformação deriva, em grande medida, das alterações nas relações políticas, socials e económicas impulsionadas por uma globalização que modifica as formas de produção e altera os sistemas políticos.

Organização: Centro de Estudos Internacionais, ISCTE-IUL e Doutoramento em História Moderna e Contemporânea do ISCTE-IUL