Ciclo de Conferências Doutorais

29 fev 2016 | Auditório JJ Laginha

Entrada Livre

 

Conferência 17h

LUCY DURÁN

SOAS – University of London

The Kora – Tales of a Frontier Instrument

Concerto 20h

MBYE EBRIMA

Gâmbia

kora

 

 

“In the past 20 years, since Toumani Diabate recorded his first album ‘Kaira’, the kora has gone from being an instrument that was virtually unknown outside its region of origin, to one of Africa’s best known and most versatile melody instruments, breaking down musical borders and spanning new territories whilst at the same time, remaining deeply rooted in the tradition – as truly befits this instrument of the jinns.” Lucy Durán

 

A kora é o sofisticado cordofono de 21 cordas originário da África Ocidental tocado pelos jélis (griots, djidius, geweles), grupo de músicos, contadores de histórias, historiadores. A história da kora será o ponto de partida para uma apresentação da cultura Mandé e das transformações que sofreu ao longo dos últimos anos na conferência a cargo de Lucy Durán (SOAS, University of London). À conferência seguir-se-á o concerto do tocador de kora proveniente da Gâmbia, Mbye Ebrima, que será transmistido em direto pela RDPÁfrica.

 

Lucy Durán: etnomusicóloga, produtora e realizadora. É professora de música africana na SOAS (School of Oriental and African Studies, University of London). A sua principal área de interesse é a música e cultura da África Ocidental e, desde 1977, pesquisa a música Mandé no Mali, Gâmbia, Senegal e Guiné-Bissau. É autora de diversos artigos e capítulos de livros como, entre outros: ‘Soliyo: song and memory in Mande music’ (2015), ‘Mali: gold dust by the river’ (2006), ‘Women, music and the ”mystique” of hunters in Mali’ (2000). Lucy Duran está também ligada à indústria musical: é produtora musical, jornalista, realizadora e apresentadora de programas. Foi autora do programa World Routes na BBC Radio3, emitido entre 2000 e 2013. Produziu vários álbuns, como ‘Segu blue’ and ‘I speak fula’ do tocador de ngoni do Mali, Bassekou Kouyaté (nomeado para um Grammy Award em 2010), ‘Kassi Kasse’ de Kase Mady Diabaté (nomeado para um Grammy Award in 2004), e ainda seis álbuns do vencedor do Grammy, o mestre de kora, Toumani Diabaté. O seu projecto de pesquisa ‘Growing into Music in Mali’ resultou em dois filmes que documentam o progresso musical de crianças em famílias dos jélis, tanto em ambientes rurais, como urbanos no sul do Mali e na Guiné. Os documentários, disponíveis on-line, contêm uma selecção de cenas do ensino das crianças recolhidos por Durán no Mali e na Guiné entre 2009-12.

 

Mbye Ebrima: Mbye Ebrima é um jéli: tocador de kora, cantor, compositor, conhecedor de história. Nasceu na Gâmbia, vem da familia dos jélis, tanto da parte da mãe, como do pai. O seu pai, Alagi Mbye, é actualmente um dos melhores tocadores de kora na Gâmbia. A sua mãe, Jabou Susso, é jalimuso e dedicou-se ao canto. Começou a aprendizagem de kora bastante tarde, aos 16 anos, na casa do seu pai em Surkunda. Aos 22 anos começou a ensinar. Ainda na Gâmbia, criou o grupo Mama Africa, que interpretava música afro-mandinga, e foi membro do grupo Kora Symphony, criado pelo presidente gambiano e constituído por 30 tocadores de kora. Saíu da Gâmbia com 25 anos, passou pelo Zimbabwe, pela Tanzânia (ensinava kora na escola de música Dhow Countries Music Academy (DCMA) em Zanzibar) e pela Alemanha (a convite da companhia Mother Africa). Actualmente reside em Lisboa e actua em vários palcos em Portugal.

Mais informações: http://cei.iscte-iul.pt/eventos/evento/the-kora-tales-of-a-frontier-instrument/

 

Local:
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Avª das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa
Auditório JJ Laginha, Edifício I

 

Contactos:
magdalua.pro@gmail.com | 963 612 816

 

Organização:
Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) – Instituto Universitário de Lisboa
Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL)

 

Apoios:

RDPÁfrica
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Doutoramento em Estudos Africanos

Screen Shot 2016-02-03 at 09.07.44