Seminário de Estudos Internacionais

As eleições intercalares de 2014 e o futuro político dos Estados Unidos

29 outubro, 18h00 | Auditório JJ Laginha, ISCTE-IUL

Entrada Livre

As eleições intercalares de 4 de novembro nos Estados Unidos são o pretexto para uma reflexão mais ampla, quer sobre a política interna dos EUA e sobre o que se pode esperar destas eleições e dos próximos dois anos, quer sobre as mudanças de rumo na política externa da administração Obama. Para tal, o CEI-IUL convidou três especialistas no tema, os professores Raquel Vaz Pinto, Tiago Moreira de Sá e José Gomes André, num debate moderado por Ricardo Alexandre, da Antena 1, dia 29 de outubro às 18 horas, no auditório J.J. Laginha do ISCTE-IUL

 

Screen Shot 2014-10-21 at 11.06.44

– – –

José Gomes André é Professor Convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Instituto de Estudos Políticos da UCP (cursos de Filosofia, Estudos Europeus e Ciência Política). Autor de diversos estudos sobre o sistema político e eleitoral norte-americano e sobre o pensamento dos “Pais Fundadores” dos EUA. Colabora regularmente com a comunicação social como analista de assuntos relacionados com os Estados Unidos da América.

Raquel Vaz-Pinto é professora auxiliar de Relações Internacionais na Universidade Autónoma e, desde 2012, Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política. Tem trabalhado e publicado sobre política externa e estratégia da China; direitos humanos; religião em relações internacionais; e Grande Estratégia dos EUA e a Ásia-Pacífico. Entre
outros, autora do ensaio «Os Portugueses e o Mundo» recentemente editado (Fundação Francisco Manuel dos Santos e Relógio-de-Água) e do livro «A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos» (Tinta-da-china).

Tiago Moreira de Sá é professor na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais. Autor de vários livros sobre as relações Portugal-Estados Unidos. Está actualmente a escrever uma história das relações Portugal-Estados Unidos, desde 1776 até à actualidade, a publicar em 2015. É regularmente convidado para fazer comentário de política internacional em vários meios de comunicação social: Televisão (TVI 24 e RTP Informação); Rádio (TSF, Antena 1); Jornais (Público).