Conferência Internacional

“Yes, we could! 25 years of democracy, 15 years of NATO, 10 years of European union”

13 de novembro 2014 – 15horas – Auditório J.J.Laginha – ISCTE-IUL

 

Uma conferência em contexto académico sobre um assunto de inegável atualidade: tudo começou com as primeiras e históricas eleições abertas e democráticas da Europa de Leste, em Setembro de 1989. O que se desenvolveu em sequência foi um processo de reconfiguração democrática na região. Em 2014 a Polónia junta ao aniversário da democracia, 15 anos de integração na OTAN e 10 anos como Estado-membro da União Europeia. Esta conferência pretende assinalar estas datas, proporcionando um debate sobre todas as mudanças ocorridas. Mais do que um olhar sobre o passado, desafiamos os nossos convidados a analisar o presente e a projetar um possível futuro.

Programa detalhado

Oradores convidados:

15h00: Abertura

Moderador: Sandro Mendonça – Professor e Diretor da Licenciatura em Economia, ISCTE Business School, e Investigador da BRU-IUL.

Luís Reto – Magnífico Reitor do ISCTE-IUL

Kinga Redlowska – Gestora do Programa Regional para os Estados Unidos, Escandinávia e Estados Bálticos da Foundation Institute for Eastern Studies, Polónia.

 

15h15: 1º Painel –”RECONFIGURAÇÕES ECONÓMICAS E POLÍTICAS”

Moderadora: Monika Köppl-Turyna Professora de Economia, ISCTE Business School.

Luis Fraga  – Presidente do Observatório Mundial de Estabilidade.

Miguel Athayde Marques – Professor de Gestão na Universidade Católica e Coordenador do PE Probe.

Eurico Brilhante Dias – Professor e Diretor da Licenciatura em Gestão, ISCTE Business School, e ex-Administrador Executivo da AICEP-Portugal Global.

16h15-16h30: coffee break

16h30: 2º Painel – “POLÓNIA NO QUADRO EUROPEU”

Moderador: Clara Carvalho – Professora no Departamento de Antropologia do ISCTE e Diretora do Centro de Estudos Internacionais, CEI-IUL.

Bronisław Misztal – Embaixador da Polónia

Maria Raquel Freire  – Professora de Relações Internacionais, Subdiretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais.

Daniel Marcelino Rodrigues  – Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa.

17h45: Encerramento da Sessão e projeção de filme (10 minutos)

Moderadora: Cátia Miriam Costa – Investigadora do CEI-IUL.

Nuno Guimarães – Pró-Reitor para a Internacionalização do ISCTE-IUL.

Kasia Fossa – Gestora de Projeto Regional para Espanha, Portugal e América Latina, Foundation Institute for Eastern Studies, Polónia.

 

Screen Shot 2014-11-10 at 09.58.12

Solicitamos confirmação da sua presença até 11 de novembro de 2014 para: ana.ribeiro@iscte.pt

Este evento ocorre no ISCTE – IUL , fruto de uma parceria entre o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais – IUL, o Centro de Estudos Internacionais – IUL, o Business Research Unit – IUL, o Institute for Eastern Studies e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia.