O Centro de estudos internacionais do ISCTE-IUL e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria vão organizar, dias 8 e 9 de novembro de 2018, o quarto Congresso de Cooperação e Educação – IV COOPEDU, subordinado à temática “Cooperação e Educação de Qualidade”. Pretende-se com esta iniciativa dar continuidade à reflexão sobre a cooperação a nível da Educação entre os países africanos e outros países, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os Congressos de Cooperação e Educação são uma iniciativa do CEI-IUL e da ESECS do Instituto Politécnico de Leiria que, desde 2010, se têm afirmado como um espaço de encontro e reflexão que reúne ensino superior, decisores políticos, ONG e outros detentores de interesse nesta área. O objetivo do primeiro COOPEDU (2010) foi contribuir para traçar linhas condutoras susceptíveis de gerar reflexões de carácter estruturante em termos políticos e científicos sobre as diversas dimensões em que a cooperação ao nível da educação entre Portugal, os PALOP e Timor Leste se traduz; o segundo COOPEDU: África e o Mundo (2012),  perspectivou esta cooperação em termos da multiplicidade de relações internacionais que envolve e dos diálogos entre diferentes países que promovem a cooperação em educação. O terceiro COOPEDU (2016) refletiu sobre as mudanças ocorridas com o lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no âmbito da construção de uma cidadania global.

O IV COOPEDU (2018) pretende refletir sobre as questões da qualidade dos sistemas educativos, dos fatores que influenciam as reformas educativas, das políticas educativas locais, nacionais e globais, da formação vocacional/profissional e da inovação.

O Congresso está orientado em quatro eixos:

  • Cooperação portuguesa na área da educação;
  • Medidas para a qualidade nos sistemas de ensino africanos;
  • Formação de recursos humanos em África;
  • Políticas linguísticas nos países africanos.

Cada um destes eixos será enquadrado por uma sessão plenária (com uma comunicação de fundo por um orador convidado) seguida por sessões temáticas em painéis.