Activisms in Docs #6

MAPUTO. ETNOGRAPHY OF A DIVIDED CITY

Moçambique, 2015
realização João Graça e Fábio Ribeiro & conversa com actor, músico e artista plástico CLEMENTE TSAMBA (https://clementetsamba.carbonmade.com/)

 

Sinopse:

Este filme é sobre a cidade.

Os prédios brotam do solo, as estradas alimentam-se de parcelas dos bairros, os becos de terra inundam-se de chuva e as pessoas estão cada vez mais vazias, tudo em nome do progresso. Maputo é uma jovem capital africana a emergir ao ritmo frenético da demanda financeira global. Há quem diga mesmo que não é uma cidade para todos.
Pessoas com vidas diferentes, levam-nos para o interior dos seus bairros e ajudam-nos a ver, através do seu olhar, a cidade de Maputo. Entre eles está Nhez, um aspirante a estrela de rap que vive nos subúrbios à espera de uma oportunidade para entrar no mundo da fama, enquanto vende clandestinamente fatos executivos no centro da cidade para conseguir sobreviver. É como ele sempre diz, “Salve-se quem puder!”.

A seguir ao documentário – conversa com actor, músico e artista plástico CLEMENTE TSAMBA (https://clementetsamba.carbonmade.com/)

Uma actividade no âmbito do projecto Activisms in Africa.
Apoios: CEI – IUL | Largo Residências
Credits: Claudia Almeida & Marta Banasiak