No âmbito do doutoramento de Ciência Política, vai decorrer uma aula aberta em colaboração com o CEI-IUL, com o orador convidado Renato Luís Pinto Miranda, “O Estado democrático na encruzilhada dos organismos multilaterais: uma análise sobre a “despolitização” do Estado”.

Sobre a aula aberta

As transformações ocorridas nas últimas décadas ensejaram uma requalificação dos mecanismos regulatórios dos Estados nacionais. Em meio a esse processo, os organismos multilaterais têm orientado os países a construírem normas de regulação relativamente homogéneas entre si. Tal fenómeno tem contribuído para a “despolitização” do político em meio à nova espacialidade capitalista, pois desloca o processo decisório da atuação estatal para escalas transnacionais de determinação. No âmbito das Parcerias Público-Privadas, as decisões sobre as reais necessidades de investimento têm sido cada vez menos democráticas, políticas e territorializadas.

 

Sobre o orador convidado

Renato Miranda é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, com estágio doutoral sanduíche pela Universidad Compluentese de Madrid – UCM. Atualmente, realiza Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Ciência Política y Sociologia da Universidad Compluentese de Madrid – UCM. Atua nas áreas de Administração Pública, Planejamento, Estado, Federalismo, Finanças Públicas e Direito Público. Desenvolve projetos de extensão junto aos municípios do agreste alagoano, voltados para a capacitação de gestores públicos. Atualmente, vem investigando a atuação dos Bancos de Desenvolvimento nas Parcerias Público-Privadas da América Latina.