Qualificações Académicas

Doutoramento em Estudos Africanos – ISCTE-IUL, em 2015.
Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional,  – ISEG-UTL, em 2003.
Licenciatura em Relações Internacionais, especialização em Relações Políticas e Económicas – ISCSP-UTL, em 1997.

Resumo Biográfico

Sofia Fernandes é licenciada em Relações Internacionais pelo ISCSP e mestre em Desenvolvimento e Cooperação e Internacional pelo ISEG.

Entre 2008 e 2009 trabalhou como assistente de investigação no Projeto “Configurações empresariais na África e na China: um estudo em quatro países”, centrado no modelo de desenvolvimento chinês e sobre a possibilidade da sua aplicação no contexto africano.

O âmbito da sua tese de doutoramento em Estudos Africanos, no ISCTE-IUL, foi sobre os acordos entre a China e Angola. Os seus interesses de pesquisa centram-se na área da diplomacia económica, ajuda ao desenvolvimento e a relevância do Estado em processos de desenvolvimento económico.

Publicações Salientes

Fernandes, Sofia da Graça Cordeiro (2015). Os acordos de financiamento entre a China e Angola: uma reconstrução pós-conflito sem reformas políticas. Lisboa: ISCTE-IUL, Tese de Doutoramento.

Fernandes, Sofia (2012). “Angola and China: a strategic partnership?” in Alves, Ana e Marcus Power (eds.) China and Angola: a marriage of convenience?, Cape Town e Oxford, Pambazuka Press.

Fernandes, Sofia (2011). Chinese investments in Africa, in “We Magazine”, Vol 4, Special Issue on Africa, pp. 28-36.