Qualificações Académicas

Doutoramento em Ciências da Educação, 1992 – Université de Bordeaux I, Bordeaux, França.

Licenciatura em História, 1975 – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Resumo Biográfico

Professora-coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e investigadora do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal. Atualmente coordena diversos projetos, sendo de destacar  O papel das Organizações da Sociedade Civil na Educação e Formação: o caso de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Teve participação anterior em projetos de investigação relevantes sobre sistemas educativos dos países em desenvolvimento.

Publicações Salientes

Barreto, Maria A. (2013), II COOPEDU – África e o Mundo (Livro de Atas). Óbidos: Várzea da Rainha.

Barreto, Maria A. (2005), “A língua portuguesa no ensino na Guine Bissau”.  In A língua portuguesa e a cooperação para o desenvolvimento, ed. Mateus, M. H..e Pereira, Teotónio (orgs.). Lisboa: Colibri.

Barreto, Maria A. (2001), “O conceito de educação para o desenvolvimento e o sistema educativo”.  In Autarquias portuguesas – Cooperação e Desenvolvimento – Pesquisa sobre os conceitos de desenvolvimento humano, cooperação descentralizada e luta contra a exclusão social. ISBN: 972-95393-1-6. Lisboa: ACEP.

Publicações

Barreto, M.A., Ana Castanheiro, Filipe Santos, Mónica Silva (2016) "Parcerias Para A Educação Global: O Caso Do Projeto MUSEO MUNDIAL", Sinergias ED, 3, pp. 99-109.

Barreto, M.A., A.B. da Costa (2013) II COOPEDU – África e o Mundo (Livro de Atas), Óbidos: Várzea da Rainha.

Barreto, M.A. (2013) "Apresentação do projeto ‘O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: O caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique", In Antónia Barreto e Ana Bénard da Costa (coord.) II Coopedu – África e o Mundo (Livro de Atas) (pp. 24-32)., Óbidos: Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-97836-5-2 .

Barreto, M.A., A.B. da Costa (2011) Actas do Congresso internacional Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação, Lisboa: CEA, ISCTE-IUL. ISBN: 978-972-8335-20-5.

Barreto, M.A., A.B. da Costa (2011) "Introdução", In Costa, Ana Bénard e Maria Antónia Barreto (org.) Actas do Congresso internacional Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação, (pp. 7-14) Lisboa: CEA, ISCTE-IUL. ISBN: 978-972-8335-20-5.

Barreto, M.A. (2011) "O papel das organizações da sociedade civil na educação e na formação: o caso de Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique. Apresentação de um projeto de investigação a decorrer de 20010 a 2013"

Barreto, M.A. (2010) "A Cooperação no Ensino Superior: o curso de formação de professores do Instituto pedagógico de Cabo Verde", In Carlos Sangreman A cooperação descentralizada e as dinâmicas de mudança em países africanos : os casos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, Lisboa: CEsA-Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e ACEPA - ssociação para a Cooperação Entre os Povos.

Barreto, M.A. (2010) "A Cooperação no Ensino Superior: parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Pedagógico de Cabo Verde entre 2000 e 2004", In Carlos Sangreman A cooperação descentralizada e as dinâmicas de mudança em países africanos : os casos de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, Lisboa: CEsA-Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento e ACEPA - Associação para a Cooperação Entre os Povos.

Barreto, M.A. (2010) "Educação para o desenvolvimento local.A reforma do ensino secundário. Propostas de intervenção", In Brigida Rocha Brito Abrindo Trilhos tecendo redes. Reflexoes e experiencias de desenvolvimento local em contexto lusófono, Lisboa: Gerpress.