Qualificações Académicas

Licenciatura em Estudos Europeus, 2008 – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Especialização (ano curricular do mestrado) em Estudos Clássicos, 2009 – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Master of Arts (M.A.) em European Political and Administrative Studies, 2010 – College of Europe, Bruges, Bélgica

Resumo Biográfico

Inês Marques Ribeiro Casais nasceu em Lisboa em 1984. Licenciou-se em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008), frequentou primeiro ano (correspondente ao ano curricular) do mestrado em Estudos Clássicos da mesma faculdade (2009), e concluiu um Master of Arts (M.A.) em European Political and Administrative Studies no College of Europe em Bruges (2010). Encontra-se, desde 2010, na condição de bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a frequentar o curso de doutoramento em História, Defesa e Relações Internacionais do ISCTE-IUL (em parceria com a Academia Militar), no âmbito do qual tem vindo a desenvolver um projeto de tese intitulado The Legitimacy of the Common Security and Defense Policy of the European Union – EU Security and Defense Missions in Perspective, sob a orientação científica do Professor Doutor Tobias Schumacher (College of Europe; CIES-IUL, ISCTE-IUL) e coorientação do Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues (CEI-IUL, ISCTE-IUL). Em 2013, no âmbito de uma deslocação a Bruxelas para efetuar trabalho de campo para a tese de doutoramento, foi visiting fellow no Egmont Royal Institute for International Relations, sob a alçada do Professor Doutor Sven Biscop (College of Europe; Gent University). É, atualmente, assistente de investigação do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL, ISCTE-IUL). Os seus principais interesses de investigação centram-se no processo de construção Europeia dos pontos de vista político, cultural e de segurança e defesa, e nos respetivos mecanismos de legitimação.

Publicações

Ribeiro, I.M. (2015) "A UE e o resto do mundo: o Serviço Europeu de Acção Externa", Janus, pp. 112-113. ISBN: 972-8179-82-0.