Qualificações Académicas

2004 – 2007 – Licenciatura em Administração. Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia, EUROAM, Brasil.
2010 – 2012 – Especialização em Administracao de Recursos Humanos. Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 – 2015 – Mestrado em Transportes (Conceito CAPES 3).  Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 – Doutoranda Programa de Pós-graduação em Transportes. Universidade de Brasília, UnB, Brasil – com perído de investigação no ISCTE-IUL em 2017.

Resumo Biográfico

Adriana Souza, mestre e atualmente doutoranda pela UnB (Universidade de Brasília) no Programa de Pós-graduação em Transportes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e, investigadora no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE -Instituto Universitário de Lisboa com foco na Mobilidade a Pé na perspectiva da Mulher no Brasil e em Portugal.

Trabalha com Mobilidade Urbana desde 2011 quando exerceu o cargo de Assessora Especial da Direção-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) coordenando vários projetos ligados ao modo cicloviário e à prevenção de acidentes de trânsito. Em 2013 iniciou um estudo mais específico sobre Mobilidade Ativa (a pé e ciclomobilidade). Em 2015 incorporou em sua pesquisa a questão de género e espaço público. Também em 2015 foi convidada para fazer parte da equipe da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal, exercendo o cargo de Diretora de Mobilidade a Pé, junto à Coordenação de Transportes Não Motorizados da Subsecretaria de Planejamento da Mobilidade. Em 2017 se mudou para Portugal para dar continuidade a sua pesquisa.

Publicações Salientes

Souza, A. C. S.; Maia, A. A. ; Monteiro, E. A. F. ; Peixoto Filho, A. ; Farranha, A. C. . Análise Do Trasporte Ferroviário Brasileiro Frente Ao Novo Marco Regulatório. Anais – Simpep, 2013.

 

Publicações em Actas de Congressos

Pereira, H. C. ; Souza, A. C. S. ; Llanque, R. J. ; Silva, P. C. M. . Análisis de la utilización de display de velocidad en equipos de fiscalización fijos. in: xi congreso de ingeniería de transporte, 2014, cantabria. cit 2014, 2014.

Souza, A. C. S.; Pereira, H. C. ; Silva, P. C. M. . Análise da intersecção entre as rodovias br 251 e df 473 com foco na redução de acidentes. in: vi congresso luso brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014, lisboa, portugal. vi congresso luso brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014.

Souza, A. C. S.; Mitsuka, M. A. ; Andrade, M. . Análise crítica dos cruzamentos rodocicloviários -trecho l1 norte/sul do plano piloto? df. in: vi congresso luso brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014, lisboa, portugal. vi congresso luso brasileiro para o planejamento urbano, regional, integrado e sustentável, 2014.

Participação em Projectos
2017 – Atualidade – Ação VP 77 do Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara Municipal de Lisboa. Descrição: Promover a segurança (e a percepção de segurança) da Mulher no Espaço Público e nos Transportes Públicos. Coordenador: Pedro Homem Gouveia