A construção da dimensão de segurança e defesa nos Países Africanos. O caso de Angola

19 de Fevereiro – 18h00
(sala por designar)

Luís Bernardino*

 

No atual contexto geopolítico Africano, a República de Angola tem vindo a desenvolver, após o atribulado processo de construção da paz, um paradigma de desenvolvimento interno e de afirmação regional e continental, em que as Forças Armadas Angolanas, para além de terem assegurado a transição da guerra para a paz, constituem-se no instrumento
central da Política Externa de Angola na região subsariana e em África. Neste contexto, a transição da fase pré-colonial dos Movimentos de Libertação para a edificação de umas Forças Armadas Nacionais modernas e operacionais, contribuiu para a afirmação nacional e regional de Angola, funcionando como instrumento de paz e segurança na região e constitui vetor central da afirmação Angolana, na região subsariana e no mundo.

 

*Luís Manuel Brás Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, habilitado com o Curso de Estado-Maior e é membro da Direcção da Revista Militar. Detêm uma Pós Graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), é Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado em História dos Factos Sociais na especialidade de Relações Internacionais pela mesma Universidade. Atualmente desenvolve investigação no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL com um projecto de pós-doutoramento relativo as Arquitecturas de Segurança e Defesa Africanas e as organizações sub-regionais. É investigador doutorado no Observatório Político, membro da Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio correspondente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola (CEEA), membro da International Political Science Association. Participa regularmente em seminários nacionais e internacionais e publica regularmente artigos em revistas da especialidade sobre a temática da segurança e defesa em África. Atualmente desempenha funções de professor doutorado na Academia Militar em Lisboa.