Biographical Information

Mouzinho Mariano Lopes, Moçambicano, nasceu em 1981 em Mexixine, distrito de Namacurra, Província da Zambézia. Licenciado em Ensino de História pela Universidade Pedagógica de Moçambique desde 2009, é Mestre em Ciências Políticas e Estudos Africanos pela
mesma universidade desde 2014, e doutorando em Estudos Africanos no ISCTE-IUL desde 2016.
É docente da Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Montepuez, desde 2010, a leccionar as disciplinas de História de África, Ciência Política, Antropologia Cultural de Moçambique e História das Mentalidades.
Em 2010, foi director do curso de História e, de 2012 a 2016, chefe de Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas na Universidade Pedagógica de Moçambique Delegação de Montepuez.
Coordenou dois projectos de pesquisa na mesma universidade, intitulados: “Rescrevendo a História de Cabo Delgado” e “Danças e Instrumentos Musicais Tradicionais de Povo Makonde- Mapiko”. É coordenador de linha de pesquisa: Governação em Moçambique, no âmbito da qual tem vindo a publicar vários artigos científicos. Actualmente, tem interesse nas áreas da representação política em África e políticas públicas.