Academic Qualifications

Doutoranda em Antropologia – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Mestre em Antropologia, 2010 – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Graduada em Ciências Sociais, 2007 – Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

 

Biographical Information

Pesquisadora vinculada ao FAGES – Núcleo de Família, Género e Sexualidade e Membro da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara/UFPE. “Por debaixo dos panos – Um olhar antropológico sobre as experiências e narrativas de mulheres com fístula obstétrica em Moçambique” é o título provisório da pesquisa que venho desenvolvendo sob a orientação dos Professores Russell Parry Scott (UFPE) e Esmeralda Celeste Mariano (UEM). E que tem como objetivo descrever e analisar as relações de género, experiências e narrativas de mulheres moçambicanas com Fístula Obstétrica. Minha proposta, e desafio, durante o trabalho de terreno realizado no período de maio a outubro/2015 em Moçambique, foi buscar desvendar alguns aspectos da realidade vivida por estas mulheres, mostrando a complexidade das suas experiências e narrativas.

Key Publications

Guerra, Lúcia Helena. Xangô rezado baixo. Xambá tocando alto: A reprodução da tradição religiosa através da música. 1. ed. Recife: Editora Universitária UFPE, 2013.

Guerra, Lúcia Helena e outros. Relatos de Experiências. In: Marcia Semente. (Org.). Educação em Direitos Humanos e diversidade. 22ed.Recife: Editora Universitária, 2012, p. 307-309.

Guerra, Lúcia Helena. Educação em Moçambique: Pensando interseções e políticas públicas. In: 29 RBA – Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal, 2014.

Guerra, Lúcia Helena. Políticas e programas para igualdade de gênero em Moçambique. In: X RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul, 2013, Córdoba. Situar, actuar e imaginar antropologías desde el Cono Sur, 2013.

Guerra, Lúcia Helena. Políticas E Programas Para Igualdade De Gênero Em Moçambique. In: Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis. Anais Eletrônicos do Fazendo Gênero 10, 2013.