Academic Qualifications

Doutorado em andamento em Administração, 2011-  Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Mestrado em Administração, 2011 – Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Graduação em Direito, 2002 – Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Biographical Information

A trajetória acadêmica de Elga Lessa inicia-se no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia e, ainda estudante, começa a se envolver com a defesa de direitos de minorias, particularmente com os direitos dos terreiros de candomblé. Já advogada, continua atuando junto a organizações não governamentais e órgãos públicos, especializando-se em Direito Administrativo. Em 2009, ingressa no mestrado em Administração da UFBA e passa a se dedicar a pesquisa acadêmica, tendo por objeto de pesquisa a inserção de políticas públicas para terreiros de candomblé na agenda brasileira a partir da realização de alguns eventos internacionais, como a Conferência de Durban. Inicia seu doutoramento em 2011 para pesquisar o discurso da cooperação brasileira na África, aproximando-se da rede de pesquisadores do Laboratório de Análise Política Mundial – LABMUNDO, da qual faz parte.

Sua pesquisa busca esclarecer o discurso da cooperação brasileira em Moçambique a partir das conexões entre o aumento da cooperação e a das relações econômicas no governo Lula da Silva. Nesse sentido, a relação entre Brasil e Moçambique é exemplar para perceber como a cooperação tem sido utilizada como instrumento da política externa brasileira, cujo direcionamento é dado pelo modelo de desenvolvimento definido internamente. Discussões em torno de projetos como o ProSavana, em Moçambique, trazem a necessidade de analisar a qualidade da presença brasileira no continente. Interessa, portanto, perceber as nuances do discurso da cooperação brasileira, considerando a lógica competitiva do sistema capitalista de produção que permeia o mundo contemporâneo e que reforça a ideia de que nenhuma relação, mesmo a solidária, é desprovida de interesses.

Key Publications

ALMEIDA, E. L. ; KRAYCHETE, E. S. . O discurso brasileiro para a cooperação em Moçambique: existe ajuda desinteressada?. Astrolabio (Buenos Aires), v. 10, p. 341-374, 2013.

ALMEIDA, E. L. ; KRAYCHETE, E. S. . Cooperação Brasil-Moçambique no governo Lula: marcos para a compreensão de um discurso. In: KRAYCHETE, Elsa Sousa; VITALE, Denise. (Org.). Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: desafios no século XXI. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2013, v. 1, p. 237-264.