Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD) no âmbito do projeto do CESA – Centro e Estudos sobre Africa e do Desenvolvimento do ISEG-Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa com a referência PTDC/AFR/111680/2009, O Cluster como instrumento teórico e prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento português: o caso de Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Angola, com o Centro de Estudos Africanos do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa como parceiro, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC).

Duração da bolsa

3 meses

Início previsto

05-2018

Forma de apresentação das candidaturas

Área Científica: Ciências Sociais

 

Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir formação em Ciências Sociais; será dada preferência a candidatos com doutoramento em Estudos Africanos. Os candidatos deverão ter uma sólida experiência profissional comprovada em investigação em países em desenvolvimento, projetos de cooperação, edição e publicação académica e gestão de projetos de investigação.

  

Plano de trabalhos: Atualização de dados relativos à cooperação Portugal-Moçambique; apoio à elaboração do relatório final; apoio à edição do livro com os resultados do projeto; elaboração e apoio à edição de artigos científicos em publicações periódicas nacionais e internacionais; apoio à organização da divulgação pública do projeto.

 

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013. (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml).  

 

 

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa sob a orientação científica do Professor Carlos Sangreman Proença.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração mínima de 3 meses com início previsto em 1 de Maio de 2014, até ao final do projecto.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante inicial da bolsa corresponde a €1495/mês conforme tabela de valores de bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). Acresce sobre esse valor o montante do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

A bolsa será paga todos os meses entre os dias 21 e 30 através de transferência bancária.

 

Métodos de selecção:

  1. Avaliação curricular – 50%
  2. Experiência prévia comprovada em ambiente de trabalho – 40%
  3. Avaliação de competências de escrita e carta de motivação – 10%

Caso o júri considere necessário os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista.

 

Composição do Júri de Selecção:

– Carlos Eduardo Sangreman Proença – Presidente do Júri

  – Vogal efectivo: Maria Cristina do Nascimento Rodrigues Madeira de Almeida Sousa Gomes, Professora Auxiliar Universidade Aveiro.

  – Vogal efectivo: Clara Carvalho, Professora Auxiliar do ISCTE-IUL

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Centro de Estudos Africanos – ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Av. das Forças Armadas 1649-026 Lisboa – Portugal, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail e/ou ofício.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 30 de Abril de 2014.

As candidaturas entregues e/ou submetidas electronicamente depois das 17h00 de 30 de Abril de 2014 não serão validadas.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

a) Curriculum Vitae;

b) Carta de motivação da candidatura a esta Bolsa;

c) Certificado de habilitações e outros documentos comprovativos de cursos/formações realizadas;

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ao cuidado de Carlos Eduardo Sangreman Proença para  cei@iscte.pt, devendo ser indicada em Assunto a referência PTDC/AFR/111680/2009

O(a) candidato(a) deve receber um e-mail de confirmação da recepção de todos os elementos da candidatura e só após este a candidatura será válida. As candidaturas incompletas, i.e., em que a totalidade dos documentos enunciados entre a) e c) não sejam submetidos não serão admitidas a Concurso.