Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Doutorado/a, no âmbito do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa – CEI-IUL (Projeto UID/CPO/03122/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES), para o projeto de investigação “Europe as a Global Actor”.

 

Início previsto

09-2017

Forma de apresentação das candidaturas

As candidaturas devem ser formalizadas,obrigatoriamente, através de correio eletrónico para cei@iscte-iul.pt com a indicação da referência CEI_BIDOUTOR_2017, acompanhadas, obrigatoriamente, sob pena de não admissão a concurso, dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae pormenorizado, cópia dos certificados de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

Outra informação

Área Científica: Ciências Sociais, Relações Internacionais, Estudos Europeus

Requisitos de admissão: Doutoramento em Ciência Política, Relações Internacionais ou Estudos Europeus

Experiência de Investigação de nível doutoral sobre a União Europeia, em particular, como fator preferencial, investigação sobre a União Europeia enquanto Actor Global, a Ação Externa da União Europeia e a Política Externa e de Segurança Comum da UE.

Experiência comprovada em organização de eventos, com investigadores nacionais e internacionais, sobre temáticas da União Europeia.

Excelente capacidade de expressão escrita e oral, incluindo da língua inglesa.

Sólidos conhecimentos de informática na óptica do utilizador.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de investigação científica e apoio à execução do projeto “Europe as a Global Actor”, do CEI-IUL, com o objetivo de consolidar e aprofundar os resultados do projeto, incluindo a publicação de artigos científicos e a produção de outros conteúdos, a organização de eventos e a preparação de candidaturas a fundos nacionais e internacionais, bem como o reforço da divulgação externa do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e do Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor, de 2015 (disponível em www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica do Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues, Diretor do CEI-IUL.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Setembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao limite máximo previsto no Regulamento de Bolsas de Investigação.

Valor do subsídio de manutenção mensal:O montante da bolsa corresponde a €1495, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor do subsídio acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. A bolsa será paga mensalmente, através de transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: A. Avaliação curricular – 40% B. Experiência prévia comprovada em ambiente de trabalho – 40% C. Avaliação de competências de escrita e carta de motivação – 10% D. Proficiência em inglês e conhecimentos de língua(s) – 10%. Caso o júri considere necessário, os candidatos poderão ser convocados para uma entrevista.

Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri – Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues; Vogal Efetivo –Professora Doutora Ana Mónica Fonseca; Professor Doutor Bruno Cardoso Reis

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão notificados a todos os candidatos por e-mail, através de lista ordenada por resultado final de selecção.