O Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) aceita expressões de interesse com o objetivo de constituir uma bolsa de investigadores de campo no âmbito de um estudo de evidências sobre práticas de financiamento político durante as campanhas eleitorais autárquicas de 2017.

 

Enquadramento

A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), no âmbito das suas competências, comissionou ao CEI-IUL a realização de estudos de evidência feitos por investigadores de campo, em todos os distritos, incluindo nas Regiões Autónomas, com o objetivo de validar as ações e os meios de campanha.

Este projeto tem como objetivo a monitorização de gastos de campanha durante as Eleições Gerais Autárquicas de 1 de Outubro de 2017. As equipas de colaboradores serão distribuídas por um número de municípios previamente selecionados pela ECFP e pelo CEI-IUL.

O produto final do projeto consiste no preenchimento de grelhas de análise com evidências de meios e ações de campanha e a elaboração de um relatório final a apresentar à ECFP.

 

Responsabilidades dos Investigadores de Campo:

1) Observação direta/presencial e contabilização efetiva dos meios e ações de campanha para cada candidatura;

2) Recolha indireta de informação através de:

– Entrevistas aos mandatários financeiros, diretores de campanha, e outros atores privilegiados na organização da campanha;

– Acompanhamento dos serviços noticiosos (TV, rádio, imprensa);

– Consulta de websites de campanha (e dos partidos que as apoiam), blogs e perfis de redes sociais dos candidatos;

3) Redação e entrega de memórias descritivas das ações de campanha;

4) Registo das evidências através do preenchimento de uma grelha de análise para cada candidatura.

 

Requisitos de Admissão do Investigador de Campo:

– Licenciatura (ou frequência) em ciências políticas, sociais, jurídicas, económicas ou da comunicação

– Familiaridade com a organização política e o sistema eleitoral e de partidos nacionais e grupos de cidadãos eleitores.

– Conhecimento das técnicas de entrevista

– Disponibilidade de veículo próprio constitui vantagem

– Competências de comunicação pessoal

O trabalho pode ser realizado em regime de tempo parcial. O coordenador do projeto reserva-se o direito de dispensar a colaboração de um monitor, caso o seu tempo de dedicação não ofereça garantias de qualidade na execução das tarefas.

 

Duração da bolsa

Trabalho de campo de 18 a 29 de Setembro

Início previsto

09-2017

Forma de apresentação das candidaturas

As Manifestações de Interesse devem incluir um CV atualizado, bem como o(s) concelho(s) nos quais o candidato tem disponibilidade para levar a cabo a monitorização e ser enviadas para a coordenação do projeto através de e-mail (monitorizacaoeleicoes2016@gmail.com ), devendo ser recebidas dentro do prazo acima referido.

Outra informação

Informações adicionais

Para mais informações sobre a metodologia do projeto, incluindo calendário de tarefas e eventuais remunerações, entre em contacto com coordenação do projeto através do endereço de e-mail monitorizacaoeleicoes2016@gmail.com

 

Prazo de Apresentação das Manifestações de Interesse

A receção de expressões de interesse realizar-se-á entre os dias 15 de Agosto e 5 de Setembro. Os colaboradores selecionados serão contactados por e-mail pelo coordenador do projeto até ao dia 10 de Setembro.