14 SET | Workshop Ativismos em África: Métodos e Casos

No dia 14 de setembro de 2016 o CEI-IUL realizou o Workshop Ativismos em África: Métodos e Casos. O evento deu continuidade ao Workshop “Os ativismos em debate nos Estudos Africanos”, realizado no mês de maio, com o objetivo de estabelecer o estado da arte dos movimentos de ativismo no continente africano e inserir a temática no contexto da área de Estudos Africanos.

IMG_0400

Ativismo angolano e o processo dos 17

Esta edição deu mais um passo, discutindo pesquisas realizadas sobre casos específicos. Nesta edição, contámos com a colaboração da Professora Susan de Oliveira, da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Na sua apresentação, intitulada “Ativismo angolano e o processo dos 17”, a investigadora abordou a atuação dos movimentos hip-hop e sua importância na defesa da Democracia e dos Direitos Humanos em Angola.

IMG_0414

Feminismos negros e a academia

A segunda parte do workshop foi dedicada à apresentação de Mojana Vargas, investigadora do CEI-IUL e da Universidade Federal da Paraíba (Brasil), com o título “Feminismos negros e a academia”. Nesta apresentação, a autora propôs o debate sobre os problemas específicos das mulheres negras e afro-descendentes na sociedade e o posicionamento do meio académico em relação ao tema.

IMG_0447

O workshop Ativismos em África: Métodos e Casos insere-se no contexto da I Conferência Internacional Ativismos em África, que decorrerá nos dias 12 e 13 de janeiro de 2017. Este workshop abriu espaço para o debate de temas que farão parte da conferência, permitindo a participação de um número maior de pessoas e de atraindo a atenção do público para questões fundamentais da vida política e social dos países africanos.

IMG_0453

O workshop teve lugar no dia 14 de setembro de 2016, no auditório Mário Murteira – ISCTE-IUL.

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Mojana Vargas

Research Assistant at CEI-IUL. Ph.D. Candidate in African Studies (ISCTE-IUL); M.A. in International Relations (2009, UNESP/UNICAMP/PUC-SP, Brazil); Undergraduate studies in History (2005, São Paulo University, Brazil).

Leave a Reply