25 OUT | Angola na Comissão do Golfo da Guiné e na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

O CEI-IUL organizou no dia 25 de outubro de 2016 uma mesa-redonda subordinada ao tema “Angola na Comissão do Golfo da Guiné e na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul”.

Este evento analisou e debateu a questão do Golfo da Guiné que corre sério risco de se tornar um espaço caótico, caso os nove Estados-membros da organização não se coordenarem para tomar medidas com vista a minorar os problemas que assolam as respetivas águas territoriais.

Da recente reunião da União Africana, em Lomé, Togo, que teve por base o combate à pirataria e à pesca ilegal no Golfo, terá saído, ainda não divulgada, uma «Declaração contra a pirataria e a pesca ilegal e sobre a segurança marítima».

img_0882

Perante estes problemas é pertinente analisar a posição de Angola, não só como potência regional e sede da Comissão do Golfo da Guiné, mas também como um dos vértices triangular do problema; os dois outros vértices são a Nigéria, que deseja prolongar a sua zona de exploração de hidrocarbonetos que conflitua com as mesmas pretensões dos seus vizinhos, e o Brasil, potência que criou e gere a ZOPACAS (ZPCAS) e tem manifestado interesse em aumentar a sua influência na região.

Sob a moderação de Eugénio Costa Almeida, CEI-IUL, participaram neste debate como oradores: José Francisco Pavia; Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e de Segurança; Universidade Lusíada; e Gustavo Plácido dos Santos, IPRIS e CINAMIL.

O debate foi noticiado nos sites democratAfrica Defence & Security.

ZPCAS flag, by LimongiCC BY-SA 3.0

CC BY-NC-SA 4.0 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Eugénio Costa Almeida

Researcher at CEI-IUL. Researcher at CINAMIL. PhD in Social Sciences, specialisation in IR and M.A. in IR (ISCSP-UTL). Currently: Post-Doc at Univ. Agostinho Neto (Luanda).

Leave a Reply